Olá! Sou o Guilherme Feitosa, tenho 18 anos e nasci em Feira de Santana, no interior da Bahia, mas há 7 anos moro em Recife. O objetivo dessa vakinha é arrecadar fundos para PAGAR PELA MINHA GRADUAÇÃO na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Já consegui 92% de tudo que preciso através de uma bolsa de estudos da própria universidade. Agora, como minha família não tem condições de pagar pela quantia que resta, preciso de ajuda para pagar pelos 8% que falta! JÁ ESTAMOS MUITO PERTO!
Em UPenn (como a universidade é conhecida), pretendo cursar ciência política ao mesmo tempo em que tenho aulas de economia e negócios ("business"), o qual a instituição é líder mundial na área. Desse modo, espero retornar ao Brasil para ajudar a criar melhores políticas públicas uma vez que terei comigo o conhecimento amplo sobre o setor público e a expertise do setor privado.
Especificamente, minha meta é arrecadar o suficiente para pagar pelos custos diretos da minha educação e meu seguro de saúde durante os 4 anos em que estudarei na instituição. Isto é, o que minha bolsa de estudos não cobriu da:
Total de R$156.499,00
Nossa meta inicial é alcançar R$39.124,75 = 1 ano INTEIRO de estudos PAGO.
Assim, quero igualizar o acesso a oportunidades educacionais dentro do território brasileiro, especialmente no Nordeste, onde nasci, a fim de que mais jovens consigam realizar seus sonhos. VENHA PARTICIPAR DESTA JORNADA!
A propósito, agora que falei aonde quero chegar, acredito ser essencial dizer como cheguei até aqui:
Vindo de uma família de baixa renda, sempre vi na educação um meio de mudar a realidade da minha família; isto é, um meio de ter estabilidade financeira ao mesmo tempo em que sigo meus interesses acadêmicos. Logo, pedi aos meus pais que nos mudássemos para Recife para que eu tivesse um ensino de qualidade no Colégio Militar do Recife (CMR). Apesar das dificuldades financeiras de se morar numa capital, persisti no meu sonho: ser o primeiro da minha família a ingressar numa universidade.
Assim, sempre me esforcei nos meus estudos, alcançando honrarias escolares e até me tornando “major-aluno” (uma patente dada aos alunos mais bem colocados no ranking escolar) em virtude do meu sucesso acadêmico. Contudo, por mais que minha vontade de oferecer melhores condições de vida à minha família tenha me feito chegar no CMR, foi longe da sala de aula que entendi porque foi difícil para nós chegarmos lá.
À medida que eu me engajava no estudo das ciências sociais, passei a comparar a situação privilegiada em que eu estava - numa escola-referência do estado - com a realidade vivida pelos meus pais quando eles tinham minha idade. Diferentemente de mim, que agora estava cercado por adolescentes que sonhavam em se tornarem médicos ou generais, meus pais tiveram de trabalhar desde muito pequenos. Pessoalmente, acredito que essa diferença se deve à falta de políticas públicas que criem oportunidades educacionais aos jovens pobres e do interior, eliminando suas chances de crescimento acadêmico e, por fim, criando lacunas econômicas no Brasil.
A partir dessa reflexão, compreendi ainda mais o impacto da política na criação de um ambiente favorável ao crescimento cívico. Sendo assim, ao longo de todo meu Ensino Médio, ocupei posições de liderança na minha escola para representar os estudantes e ajudar a transformar o CMR num lugar imerso de oportunidades. Especificamente, em paralelo ao meu desenvolvimento dentro do Clube de Relações Internacionais da minha escola, tornei-me secretário social, editor-chefe e fui eleito representante de turma por 3 anos seguidos. Além disso, eu trouxe à escola novas perspectivas de engajamento jovem, como a participação em programas internacionais, como a Academia de Liderança Latino-americana, onde desenvolvi minhas habilidades de liderança e aprendi sobre inovação social.
Inclusive, eu cheguei a representar Pernambuco no Congresso Nacional por meio do Parlamento Jovem Brasileiro, um programa que leva 78 estudantes de todo o país para se tornarem deputados federais jovens. Ao longo do meu mandato, escrevi um Projeto de Lei (avaliado com nota perfeita por especialistas da Câmara do Deputados) que tinha como objetivo combater a exploração sexual de jovens no Brasil, que foi aprovado em todas as fases do programa. Esta experiência aprofundou ainda mais meu interesse em estudar ciência política e economia.
Também, entendi que, por mais que eu estivesse impactando minha escola, aquele ainda era um espaço privilegiado. Logo, decidi expandir meu campo de atuação para melhorar a sociedade e incentivar a participação extracurricular para além do CMR. Assim, passei a coordenar o movimento ImagineSUS (até Janeiro de 2020), auxiliando na criação de iniciativas sobre saúde pública, a gerenciar a produção de conteúdo sobre como estudar fora, no website SuperMentor, e a divulgar projetos de leis escritos por adolescentes de todo o Brasil no movimento que fundei Legisla Jovem.
Todas as reflexões e experiências acima confirmaram a mim mesmo minha vontade de continuar a gerar impacto social no futuro. A partir do meu trabalho, quero suprir demandas básicas da parcela mais humilde da população brasileira para que não precisem lidar com nenhum fardo financeiro e, enfim, consigam perseguir seus interesses acadêmicos, assim como eu agora faço ao ir em direção à UPenn.
A lista a seguir trata de algumas das conquistas acadêmicas que recebi ao longo do meu Ensino Médio:
Segue minha CARTA DE ACEITAÇÃO da universidade:
Qualquer valor é de grande ajuda. Também, peço que compartilhe essa vakinha para que eu possa compartilhar esse sonho com mais brasileiros.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DESSA JORNADA COMIGO!