Olá pessoas, tudo bem?
Eu sou o Arthas.
Sou desenvolvedor de jogos e me especializei na área de Game Design.
Depois de terminar o ensino médio técnico, encarei a nova fase do processo industrial da vida ... O que raios vou fazer pra sobreviver? Eu queria muito algo que fosse garantido, dentro da área que é minha praia, que eu não tivesse que ficar anos luz estudando e que desse um bom retorno (pra me bancar e talvez duas pessoas... Ou três...) Então decidi entrar no curso que imaginei ser o curso dos sonhos...
Análise e Desenvolvimento de Sistemas! o/
Fiz um cursinho preparatório gratuito que tinha lá na "Casa do Chapéu" por uns três meses, prestei um vestibular concorrido (tinha literalmente 27 pessoas POR VAGA!) e passei a cursar A.D.S...
Resumidamente em "resumo bem resumido"... Descobri que o caminho era mais tortuoso do que eu imaginei...
Depois de alguns anos trabalhando (e perdendo muitos cabelos) eu decidi dar um reset nessa "vida planejada" que eu tanto idealizava e entrar de fato numa área que me acompanhou a vida toda... A dos jogos.Após trabalhar por 3 anos ininterruptos sem tirar férias (muito devido ao fato de trocar de emprego através do que chamam de "networking", que basicamente é ser um cara legal e criar amizades com pessoas dispostas a te ajudar) e começar a questionar os limites da sanidade, eu pedi as contas do serviço e decidi cursar uma faculdade de Jogos.
Então juntei minhas economias (pedi dinheiro para minha avó), procurei a "melhor" faculdade de Jogos de São Paulo (não sei se foi a melhor mas era a que cabia no bolso e não me arrependo... rs) e comecei a cursar...
E de fato...
Encontrei o que eu realmente procurava...
Apesar das olheiras, linhas de expressão, e atraso do professor no primeiro dia de aula, ele nos recebeu com um caloroso
"Bom dia Game Designers!"
Deu pra ver ali que apesar do rosto envergonhado pelo atraso, ele de fato estava feliz de estar ali e satisfeito com o que estava fazendo...
Nessa mesma faculdade conheci pessoas e profissionais incríveis da área de jogos, desde aqueles característicos nerds da década de 80 (apesar de serem pelo menos 20 anos mais jovens rs), que são absolutamente gênios quando o assunto é games retrô, á aspirantes a vikings (com direito a bracelete e tudo), além da pluralidade de áreas como programação, arte 2D, modelagem 3D, animação, game design, UX/UI, game engines, roteiro, direção, sound design, composição... Infinitas áreas pra todos os gostos!
Lá também conheci quem eventualmente seria um dos meus amigos e companheiros dessa jornada,e claro que estou falando de... HIDEO KOJIMA
Versão BR né...
Enfim, tivemos vários desafios, fizemos vários games ao decorrer do curso, até ganhamos um "prêmio" por desenvolver uma solução gameficada pra Bayer (uma empresa grande aí que mandou aspirina com os astronautas pro espaço).
"Yaaay" a gente bem feliz com cartões de mentira e "shapes" de skate de papelão
Próximo do fim do curso depois de cairmos em algo que vou classificar como "golpe" um dos estudantes, o saudoso "Pedro Caxa", me convidou para ajudar a produzir um Shooter futurista baseado em Unreal Engine chamado Camp Wars, com a proposta de ser um multiplayer com mecânicas novas e armas de "slime". O que temos "hardmente" feito nesse ultimo um ano e meio.
E o resto amigos é história... Ou ainda será!
Esses são alguns protótipos de projetos que montei este ano (tirando o TSU) e fui desenvolvendo no meu tempo livre... Pois é... Nunca imaginei que trabalhar algum dia seria tão prazeroso...
Apesar de serem protótipos ainda pretendo lançá-los algum dia como jogos completos, seja de forma independente (o que levaria anos rs) ou com uma equipe, quem sabe!
Projetos vem, projetos vão, acabei assistindo uma palestra gratuita do Cory Balrog,
mais conhecido como Diretor Criativo do "God of War", pra uma das maiores escolas de artes e entretenimento do Canadá a Vancouver Film School
Trabalhos de alguns alunos de lá (faz uma forcinha que dá pra ver)
Lá cadastrei meu e-mail, (recebi vários spam's *brinks*) e um ano e meio depois eles anunciaram a abertura de vagas para Latinos para diversos cursos em várias áreas, seja produção audiovisual, animação, arte, filmagem, maquiagem, game design e VR/AR.
Uma chance de me especializar em Game Design com profissionais da área e de forma gratuita, porque não?
Vesti minha melhor roupa, e preparei todo o conteúdo para participar..
Foi um processo bem rigoroso. Tinha que atender muitas regras específicas, depois de 3 meses aguardando achei que não iam me contatar... Até eu receber o e-mail de confirmação...
Apesar da bolsa, não está incluso a matrícula, viagem, "medical care" e custo de vida no Canadá.
Tabela de custo de vida aproximado no Canadá.
Além disso, o curso tem carga horária de 12:00/dia de Segunda á Sexta.Ainda estou no processo de tirada do visto e envio das documentações, como já fui aceito o visto de estudante é "garantido" mas não sei se conseguirei também para trabalhar, até mesmo por causa das horas á serem cumpridas nas aulas, caso sim, eu teria permissão de trabalhar 20h por semana.
Isso apenas se eu estiver lá.
A questão é que preciso de provas de que posso me manter lá e arcar com todos os custos durante toda a duração do programa.
E o fato é...
Mas a gente sempre tenta dar um jeito!
Eu não sei se a quantia de cerca de CAD$ 30.000,00 que eu preciso juntar vai ser suficiente mas se chegar á isso (ainda tem a variação de câmbio, taxas e as ELEIÇÕES que podem influenciar no valor do dólar), mas o resto de uma forma ou de outra eu garanto! (mesmo se a solução for vender pão de queijo, brigadeiro, pastel, ou qualquer outra maravilha da culinária brasileira ou levar os "doguinhos" dos vizinhos pra passear")
Eu fiquei pensando nisso, e eu poderia prometer keys dos games que eu produzir, talvez falar o nome de cada apoiador num vídeo no Youtube ou fazer uma dancinha no TikTok , talvez um brinquedo de pelúcia...
Mas o mais paupável e significativo que pude imaginar foi "transferir" esse legado ou o conhecimento e experiência (que posso dizer que já possuo na área de jogos), toda a bagagem que eu conseguir nessa viagem além de:
- Atualizações diárias (oh Lord) do meu dia a dia no Canadá;
- Acesso a todo material compartilhável que eu conseguir durante o tempo do curso (traduzido para o português né);
- Acesso antecipado á ferramentas que estou desenvolvendo (juntamente com meu amigo Kojima) para Unity e Unreal Engine;
- Uma comunidade de pessoas desde as mais iniciantes até profissionais que querem ou que estão na área de desenvolvimento de jogos dispostos a compartilhar, experiências, frustrações, oportunidade e claro JOGOS;
- Bênçãos do tio;
- Minha eterna gratidão;
Versão na UE4 né
Yhwh yirʾeh