1. Identificação do projeto Titulo do projeto: Atletas do Futuro Nome da entidade: Instituto de Menores Dom Antônio Zattera Endereço: AV. Domingos de Almeida nº 3150 Bairro: Areal Cidade: Pelotas Telefone: (53) 3228.5505 Email: institutodemenores@gmail.com 2. Apresentação do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera O Instituto de Menores Dom Antônio Zattera é uma instituição de cunho filantrópico que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na faixa etária dos seis aos dezessete anos, no turno inverso ao da escola, suprindo as necessidades básicas de alimentação, higiene e vestuário, além de oferecer reforço escolar, atividades lúdico pedagógico, formação cristã e oficinas de: - Música popular: (violão, violino, flauta, percussão, cavaquinho, coral e dança); - Banda Marcial: (trompete, trombone, saxofone, tuba e clarinete); - Taekwondo; - Aulas de inglês; - Culinária; - Artes; - Atividade física.
3. Introdução O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se esporte olímpico em 1988. O Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000. A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é a entidade nacional que administra o desporto da modalidade Taekwondo no Brasil. É filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, à União Pan-americana de Taekwondo e à Federação Mundial de Taekwondo. 4. Justificativa O esporte é uma ferramenta de auxilio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Crianças e adolescentes de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade. O Taekwondo desenvolve a parte física e mental do praticante, coordenação motora, trabalha a memória, disciplina e valores bem como noção de hierarquia e respeito. Além disso a luta desenvolve a autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade. 5. Objetivo Tornar acessível à prática de esporte através das atividades de iniciação esportiva, bem como oportunizar a atividade física, contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, também com a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
6. Objetivos específicos Dar oportunidade para a inserção, o desenvolvimento e o aprimoramento de crianças e adolescentes carentes com talentos esportivos tendo a finalidade de incluir ao meio olímpico através da pratica do Taekwondo, aumentar a qualidade esportiva visando um melhor desempenho na modalidade. ü Proporcionar a educação através do esporte que tem como prioridade a disciplina, o potencial humanístico e social que representa como estimulo e em todos os processos de educação e disciplina desportiva. Possibilitar o espírito de cooperação, solidariedade, autonomia e a participação crítica e organizada das crianças e adolescentes através de ações em grupo ou equipes que sempre fazem parte do esporte, fazendo com que reflitam os objetivos do projeto. 7. Público Alvo O projeto é destinado a 26 crianças e adolescentes e 08 responsáveis do IMDAZ. 8. Recursos O recurso solicitado será utilizado com as despesas da equipe do Imdaz, com o transporte, alimentação e inscrição no evento Union Olimpic Dream que será realizado na cidade de Montevideo no Uruguai, no período de 10 a 14 de outubro de 2018.
9. Custo total O presente projeto terá o custo total de R$ 14.804,00 (quatorze mil oitocentos e quatro reais).
Mais informações em: http://imdazpelotas.wixsite.com/imdaz