Quem sou eu?
Meu nome é Carlos Eduardo Alves de Moura, tenho 18 anos e sou de Campos Belos, uma cidade com aproximadamente 20 mil habitantes localizada no nordeste de Goiás.
Minha história
De origem humilde, sempre estudei em escola pública. Meu interesse por aprender inglês foi despertado durante minha 8° série em um dos projetos da minha escola em parceria com a UEG (Universidade Estadual de Goiás).
No fim de 2016 eu participei de um processo seletivo e consegui ingressar no Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos. A partir daí, tudo mudou.
No IF Goiano eu tive diversas oportunidades, dentre elas consegui uma bolsa assistencial no valor de R$ 200 que eu utilizei para estudar inglês em uma escola de idiomas na minha cidade, a Wizard.
Devido ao meu bom desempenho durante as aulas, fui presenteado com a oportunidade de ensinar outros alunos e ganhei uma bolsa de estudos de 100% no meu curso de inglês. Posteriormente, comecei a receber algum dinheiro com as aulas, o que contribuiu para ajudar nas despesas de casa.
Ainda no ensino médio, eu consegui tirar proveito de algumas oportunidades oferecidas pela minha escola. Fui monitor de algumas disciplinas, participei de projetos de pesquisa e extensão, além de também participar de Olimpíadas do Conhecimento, dentre elas, destaco a OBI (Olímpiada Brasileira de Informática).
Em 2019 fiz a prova do Enem, consegui uma nota de 960 pontos na redação, contudo meu sonho de estudar em outro país não parava de crescer. Ainda no fim do mesmo ano, participei do processo seletivo do programa Oportunidades Acadêmicas do Education USA - programa que visa auxiliar alunos com potencial acadêmico mas sem recursos financeiros, que desejam aplicar para universidades dos EUA.
No começo do ano de 2020 recebi a notícia de que eu havia sido um dos 20 selecionados entre 3210 brasileiros para ser mentorado pelo programa.
Todo o apoio que recebi do programa foi crucial, uma vez que eu não conseguiria custear os gastos envolvidos durante toda a candidatura. No dia 15 de dezembro recebi a notícia que eu havia sido aceito em uma das universidades que eu apliquei - a Universidade de Minerva.
Minerva Schools at KGI
Quando recebi a carta de aceite da universidade, simplesmente não conseguia acreditar. Ser aceito no programa de graduação mais competitivo dos EUA parecia algo de outro mundo. Para a turma que se forma em 2024, por exemplo, a taxa de aceitação foi de aproximadamente 1%, de acordo com dados divulgados pela própria universidade.
Bolsa de estudos.
Apesar de ter recebido uma bolsa de estudos que cobre mais de 90% dos custos da universidade, além do fato de os custos dela serem significativamente menores do que a maioria das outras universidades dos EUA, minha família ainda terá que arcar com alguns custos residuais (como passagens aéreas, seguro saúde e US$ 1.950 não inclusos na bolsa durante os próximos 4 anos).
De forma mais detalhada, esses são os valores envolvidos, sendo que alguns são estimados e baseados no câmbio atual:
Tais valores são totalmente incompatíveis com a minha renda familiar. Minha mãe está desempregada e meu pai está temporariamente afastado do emprego por conta da pandemia de COVID-19.
Por isso, venho por meio desta vaquinha pedir sua contribuição para que eu consiga concretizar meu sonho de estudar nos EUA. Caso não possa doar, peço que compartilhe esse link com outras pessoas para que assim elas possam contribuir de algum modo.
Para aqueles que querem entender um pouco mais sobre a minha história e sobre a universidade de Minerva, deixo alguns links aqui:
Minha história
https://globoplay.globo.com/v/9225603/
https://rotaryclubdecamposbelosng.org.br/clube-noticia/101519
https://tvsd.com.br/video-on-demand/estudante-goiano-conquista-vaga-em-universidade-americana/
Minerva
https://www.minerva.kgi.edu/public/media/enrollment-center/Minerva_Overview_PT.pdf
Carta de aceite da universidade
Outros meios de doação
Caso tenham alguma dúvida, fico à disposição no meu WhatsApp (62) 9 9623-3474. Ficarei extremamente feliz em conversar com você!
Agradeço imensamente a ajuda de todos <3.