Neneco precisa, com urgência, fazer um exame caro
Olá, rede de amigos e apoio do artista Neneco Martins!
Vocês ajudaram-no com as despesas de mudança na montagem da residência-ateliê em Socorro (SP). Agora, ele precisa de um novo socorro e pediu para compartilhar sua atual situação de saúde.
Neneco foi diagnosticado com uma mielopatia (um distúrbio do sistema nervoso que afeta a medula espinhal.) que vem comprometendo sua capacidade de se locomover, sua habilidade manual, dores involuntárias nos nervos, entre outros problemas.
Ele vinha sendo acompanhado por uma neurologista e agora foi identificado que seu caso é cirúrgico para por fim ao sofrimento e impedir o avanço de comprometimento que essa doença causa.
Ele precisará fazer um exame de punção do líquido da medula para análise para examinar se há algo além da inflamação decorrente da mielopatia. A cirurgia é inevitável, porém é necessário esse exame primeiro para o diagnóstico final.
O custo deste exame é de R$ 1.500 e provavelmente ele terá outros a fazer, por isso colocamos o valor de arrecadação um pouco maior.
Veja o pedido do exame abaixo. A espera no SUS nos mobilizou a organizar essa Vakinha e esperamos rapidamente arrecadar o valor para o exame! Podemos contar com você?
Quem é Neneco Martins?
Um ser humano incrível, bem-humorado, criativo, formou artísticamente algumas centenas de crianças ao longo de sua vida.
Neneco Martins trabalhou muitos anos no teatro paulistano com diretores e atores importantes como Sérgio Mamberti, Antunes Filho, Zé Celso, Antonio Abujamra, Juca Oliveira, Márcio Aurélio, Ismael Ivo, Naum Alves de Souza, Carlos Moreno, Edson Celulari, entre outros. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, tendo atuado em projetos artísticos nos Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Itália.
Uma das Principais referências no Brasil na arte de transformar materiais descartados em obras artísticas muito bem-humoradas, Neneco conta com um enorme acervo de obras em seu ateliê, que é também sua casa. Infelizmente, um processo judicial arrolou o imóvel onde atualmente Nenenco mantém seu ateliê em Campinas e ele se vê obrigado a mudar.
Depois de dois anos em Campinas (SP), no final de 2019, mudou-se para Socorro (SP) e montou seu ateliê na área rural, porém em 2020 a pandemia impediu a inauguração/abertura do ateliê para visitação.
Para quem ainda não conheceu o trabalho do artista, Neneco transforma bandejinhas e geladeiras de isopor, garrafas pets, bonecas velhas, pranchas de surf quebradas, galões de água, antenas de televisão, entre outros materiais em uma variedade enorme de peças e técnicas, que vão de esculturas a máscaras em papel marche a quadros e painéis, sempre com cores fortes e carregadas de expressividade. Cenógrafo de mão cheia, busca parcerias para trabalhar e seguir criando e encantando crianças, jovens e adultos com sua arte.