Vaquinha criada em: 20/09/2022
Vaquinha encerra em: 30/11/2022
Reforma da sede da entidade após o incêndio
Na tarde de sábado, 17 de setembro de 2022, por volta de 16h20min os Militares do 6° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira, foram acionados, a comparecer na Rua Irmãos D’ Caux, no Centro de Itabira, para combater um incêndio ocorrido no Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação) que consumiu e destruiu diversos materiais no local. Segundo informações a rua foi interditada para que os Militares pudessem dar início ao combate ao fogo, as informações são que populares que passavam pelo local, observaram que saia fumaça pelo telhado, de imediato acionaram os Bombeiros, que rapidamente deslocaram ao local com um caminhão Alto Bombas, dando início ao combate às chamas utilizando uma escada e molhando pelo telhado, conseguido controlar o fogo e fazendo o resfriamento dos materiais queimados. As atividades do Instituto ITI foram paralizadas, principalmente o curso profissionalizante de costura ofertado gratuitamente para 120 mulheres pertecentes de vários bairros de Itabira/MG. Após o laudo de avaliação dos danos causados pelo incêndio nas instalações elétricas, telhado e principalmente nos equipamentos a reforma total foi orçada em aproximadamente R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais), pensando numa maneira de ajudar o Instituto ITI decidimos criar essa vaquinha dos amigos do Instituto ITI para ajudarmos na reforma do espaço. Para que o ITI possa continuar a transformar a vida de muitas pessoas em nossa cidade.
Como nos disse o estilista Ronaldo Silvestre – fundador do ITI “A máquina de costura é uma poderosa arma de transformação social“ Então neste momento tão triste em nossa cidade, vamos ajudar ao Instituto ITI, para que eles possam continuar ajudando centenas de mulheres em Itabira.
Conheça o Instituto:
O Instituto ITI é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 27 de novembro de 2013, voltada a desenvolver e executar projetos socioassistenciais, socioculturais e educacionais de proteção social básica ou especial, dirigidos para comunidades, à família e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, de forma permanente e planejada. Com uma estrutura capaz de atender crianças, adolescentes, jovens e mulheres, o Instituto oferece programas focados na autodescoberta e no autoconhecimento, bem como no ensino de valores e atividades que visam expandir o repertório cultural dos participantes. As ferramentas do Instituto ITI são seus projetos:
COSTURA E ARTESANATO SUSTENTÁVEL
Capacitação em Costura e Artesanato Sustentável para pessoas em vulnerabilidade social. Formação e aprimoramento para o trabalho e para o empreendedorismo (individual ou coletivo) a fim de facilitar a inclusão social do participante através da geração de renda e do aumento do potencial econômico e profissional dos participantes. O núcleo é estruturado em 3 eixos: Costura – Jovens; Costura; Costura Afetiva.
COSTURA AFETIVA
Idealizado pelo Instituto ITI em parceria com o MPMG, o projeto foca no resgaste socioassistencial, sociocultural e socioecômico de mulheres vítimas de violência incluindo mães e mulheres dos detentos da Comarca de Itabira e região. São Mulheres excluídas que vivem em vulnerabilidade social, trabalhando de maneira informal, sem muitas perspectivas de vida. Será criada uma linha de produtos para ajudar no resgate social destas mulheres: Sendo assim, as oficinas esquematicamente subdividem-se em 03 (três) etapas de produção distintas, sendo elas: 1ª Etapa) Os educandos aprendem a técnicas de desenvolvimento da criatividade, composição de cores, bases iniciais de artes visuais e o processo de criar artesanato através da obra de Drummond; 2ª Etapa) Aprendizado das técnicas: Costura – Técnicas: costura básica, produção de bolsas, patchwork, bordado a máquina, costura malharia (uniformes) e peças íntimas. - Artesanato sustentável – Técnicas: técnicas materiais reciclados, tear mineiro e tear manual, remobilia. O resultado dos trabalhos ao final do curso, irão compor as “Exposições Artísticas” a serem apresentadas ao grande público gratuitamente; 3ª Etapa) Introdução às aulas de “Empreendedorismo”, visando preparar os educandos (já artesãos) para o mercado de trabalho, abordando diversos temas como “Plano de Negócios, Aspectos Jurídicos para Instituições do Terceiro Setor, Projetos Sociais, Fontes de Financiamento Distintos, Finanças em Planos de Negócios e Empreendedorismo Social/ Cooperativismo”. Sendo assim, a formação de 2 turmas será a cada semestre como saldo de 200 alunos por ano. Cada turma de 25 alunos, será assistida com 380 horas/aula de: (técnicas de costura (80), trabalhos manuais (40), pintura (40), artesanato sustentável (40), design e criatividade (30), aulas complementares (20), e empreendedorismo e cooperativismo (30). O processo para construção das exposições dos trabalhos, correra paralelo as oficinas e serão apresentados em Galerias de Arte, Centros Culturais, dentre outros espaços correlacionados ou afins (a definir na fase de “Preparação e Execução” do projeto), totalizando assim 12 (doze) meses de atividades junto às comunidades atendidas.
GASTRONOMIA SOCIAL
A Gastronomia Social consiste em trabalhar o desenvolvimento sustentável de pessoas em vulnerabilidade social em uma cozinha experimental com ações que promovam a culinária local, bem como a valorização dos produtos regionais e os pequenos produtores rurais. Em nossa cozinha temos como um dos nossos objetivos oferecer formação que estimule o desenvolvimento e o protagonismo social de jovens, mulheres e homens por meio da gastronomia. Oferecemos cursos em diferentes áreas da gastronomia, compartilhamos conhecimento e saberes, desenvolvemos pesquisas, criando novos produtos. 3 eixos: Gastronomia Social – Jovem, Gastronomia Social – Melhor Idade. Dentre nossas ações destacamos o “Faça e Venda” que são cursos rápidos em diversas áreas da gastronomia como, por exemplo: a confeitaria e panificação. Com caráter empreendedor o aluno sai do curso capacitado para produzir e comercializar, atingindo o nosso objetivo de diversificação econômica dentro da Economia Criativa e do Empreendedorismo Social. GASTRONOMIA SOCIAL - JOVEM
Jovens Gourmets é o campo profissionalizante abordado pelo projeto socioeducativo. * As inscrições serão direcionadas em dois eixos: - Para jovens de baixa renda de 15 até 17 anos e 11 meses que estejam estudando. Serão ofertadas 20 vagas por oficina, sendo 10 participantes no período matutino e 10 participantes no período vespertino. - Para jovens de baixa renda de 18 a 24 anos que tenham ensino médio completo. Serão ofertadas 20 vagas por oficina, sendo 10 participantes no período matutino e 10 participantes no período vespertino. * A construção do currículo será centrada no desenvolvimento de competências necessárias para o exercício da cidadania e para a futura profissão. Grade teórico prática: • Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos • Habilidades de cozinha • Técnicas culinárias por categoria de alimentos • Treinamento para garçom e atendente • Técnicas de etiqueta e serviço de salão.
RESULTADOS ESPERADOS
• Empoderar jovens e mulheres para a transformação socioeconômica e a atuação protagonista em suas comunidades. • Fomentar o desenvolvimento sustentável de comunidades em Itabira, fortalecendo a formação integral e profissional com o objetivo de criar novos negócios nos princípios da Industria Criativa. • Apoiar a formação de jovens como seres humanos integrais, criando oportunidades para a plena expressão de seus potenciais. • Capacitar jovens e mulheres como profissionais e fomentar sua inserção no mercado de novos modelos de negócios com base e na produção de roupas, bolsas, utilitários e acessórios pedagógicos.
EIXO DE ATUAÇÃO:
Conforme Artigo 2º, inciso III da Resolução 14 de 15 de maio de 2014: “III – de defesa e garantia de direitos: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais e articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público de assistência social, nos termos e normas vigentes.” Destacando as atividades e cursos oferecidas pela entidade, promovendo o resgate socioassistencial, sociocultural e socioeconômico para pessoas em vulnerabilidade social em Itabira e região. Através da PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO ENFRETAMETO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS.
MISSÃO:
Transformar vidas por meio de soluções inovadoras em educação e profissionalização, visando o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental.
VISÃO:
Ser referência no Terceiro Setor em autossustentabilidade, inovação e geração de impacto positivo social e ambiental. VALORES:
Sonho como instrumento de transformação.
1 – Ética – Justiça e respeito em todas as ações e relacionamentos.
2 – Altruísmo – O outro como centro das ações da organização.
3 – Inovação – Buscar sempre novas propostas de desenvolvimento e crescimento humano.
4 – Comprometimento – Contribuir para o bom desempenho de todos os processos.
5 – Determinação – Não desistir nunca, seja qual for a dificuldade.
6 – Transparência – Tornar pública as realizações da organização.
7 – Flexibilidade – Estar aberto a novas atuações e parcerias sempre.