Os incêndios criminosos que vem ocorrendo na Amazônia afetaram também o povo Huni Kuin. O centro Huwã Karu Yuxibu, localizando em Rio Branco, capital acreana, foi uma das vítimas do fogo.
Localizado na rodovia AC 90, quilometro 36, Ramal da Goiabeira, o Centro Huwã Karu Yuxibu é um centro de cultura, espiritualidade e pesquisas das medicinas tradicionais. O local trabalha pelo fortalecimento da identidade cultural indígena do povo Huni Kuin e com o intercâmbio entre indígenas e não-indígenas.
"É uma terra que a gente comprou, temos ao todo 10 hectares. O lugar foi criado com intuito de estimular o sentimento de pertencimento Huni Kuî pelos indígenas em situação de vulnerabilidade social. Buscando o fortalecimento das identidades, cultural e territorial, a troca de saberes e a pesquisa das medicinas Huni Kuî. Recebemos em média a visita de 50 pessoas a cada encontro no Centro. Moram na comunidade seis famílias com cerca de 25 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos”, informou Mirna do Rosário, uma das integrantes do Centro.
O Centro teve 50% da sua área verde incendiada, incluindo parte do roçado, de onde provém os alimentos das famílias que vivem no local. Além disso a madeira beneficiada para a construção de casas de moradia e a mangueira do sistema provisório de abastecimento de água também foram danificadas.
"Nosso centro foi destruído. Estamos sendo brutalmente atacados. Toda nossa terra, todo nosso plantio, tudo, tudo queimado. Voltamos para o zero. Pedimos apoio de divulgação e união para o mundo, para combatermos essa destruição, essa perseguição contra a vida, contra a Amazônia que é a vida da humanidade", desabafou o indígena Mapu HuniKuin, cacique e liderança espiritual do Centro.
Agora, o Centro precisa ser reconstruído! Algumas ações pontuais precisam ser feitas com urgência.
• Curto prazo: - Construção do poço; - Instalação de caixa d'água: - Implementação do sistema de abastecimento de água; - Construção de sistema de irrigação • Longo prazo: - Plantio de mudas de árvores e do roçado.
CHEGOU A HORA DE SE UNIRMOS POR UMA CAUSA MAIOR,
PELO BEM MAIOR DA HUMANIDADE: NOSSA FLORESTA, NOSSA AMAZÔNIA
Que o Grande Espirito esteja conosco,
HAUX HAUX