CONHEÇA O PROJETO PÉS - TEATRO-DANÇA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Fundado em 2011, pelo professor Rafael Tursi, o Projeto PÉS é um grupo que pesquisa a criação, provocação e execução do movimentos artísticos para e por pessoas com deficiência, através de técnicas do teatro-dança. Hoje, o grupo conta, em sua equipe, com pessoas com paralisia ceberal (em diversos graus de comprometimento), tetraparesia, deficiência multipla, má-formação óssea, Síndrome de Dandy Walker, Síndrome de Kabuki e Síndrome de Willians. Aberto e destinado à pessoas de qualquer idade, com e sem quaisquer deficiências, ele busca a criação e interação de todos os seus integrantes. A proposta PÉS de educação corporal implica em auxiliar pessoas com deficiência a se permitirem enxergar capazes de executar movimentos artísticos cênico-dançantes. Estes movimentos não precisam ser complexos fisicamente, mas sim, dotados de significado, o que chamamos de poesia corporal.
Seis anos depois de sua criação, o Projeto PÉS tem, hoje, em seu repertório, quatro espetáculos teatrais e mais de cem atividades realizadas, entre apresentações de cenas e espetáculos, aulas, palestras, trabalhos de conclusão de cursos de graduação e mestrado e participações em eventos nacionais e internacionais. É, ainda, ganhador dos prêmios de Melhor Trabalho Nacional de Educação Inclusiva e Melhor Trabalho Nacional de Cultura e Lazer para Pessoas com Deficiência, emitidos pelo último Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (CONADI), em 2012, no estado de São Paulo.
POR QUE A VAQUINHA?
Em 2017, o PÉS foi convidado, pelo Centro Cultural CRE-ARTE (Argentina), como único representante do Brasil, para se apresentar no evento ARTE POR IGUAL, o festival internacional de artes para pessoas com deficiências, ao lado de grupos de diversos lugares do mundo, como Argentina, Austrália, Colombia, Chile, Espanha, Finlândia e Italia. Em sua programação, o evento contará com apresentações de teatro, dança, música e poesia, além de oficinas e palestras, favorecendo, assim, para um efetivo intercâmbio socio-cultural entre os participantes.
O festival acontecerá, de 01 a 10 de Novembro de 2017, na cidade de San Carlo de Bariloche, na Patagônia (Argentina) e oferece aos grupos participantes, alimentação e hospedagem de até 20 pessoas. AQUI COMEÇA A NOSSA DEMANDA. Somos 30 pessoas, e além hospedar os demais integrantes do grupo, precisamos do deslocamento aéreo de ida e volta, entre as cidades de Brasília (Brasil) e Rio Negro (Argentina).
Por isso, para realizar esse sonho e levar o Projeto PÉS, para passos ainda maiores, precisamos arrecadar um montante mínimo, de R$69.000,00 (sessenta e nove mil reais). Como dito, esse valor pretende custear, principalmente, o deslocamento dos 30 integrantes do grupo, formado, atualmente, por vinte dançantes, um diretor, dois operadores técnicos e sete acompanhantes (mães e familiares necessários para auxílio com determinados participantes).
Desta forma, temos, em valores aproximados:
VALOR TOTAL APROXIMADO: R$69.000,00
Caso o grupo, consiga superar esse valor, o montante excedente, será utilizado para custear as demandas de rotina, do trabalho do grupo, como aluguéis de teatro, confecção de figurino e cenário, objetos didáticos para aula, contratação de terceiros, entre outros.
INFORMAÇÕES
Para mais informações, visite nossos canais na internet:
- www.projetopes.com
- www.facebook.com/projetopes
- instagram: @projetopes
Ou pelo telefone: +55 (61) 98119.9443
Esperamos contar com sua ajuda!
Obrigado e um forte abraço,
Equipe Projeto PÉS