Evair Pinheiro Ramos adquiriu na infância uma deficiência na perna direita, que ocasionou o encurtamento da mesma, o levando a ter dificuldades de locomoção, mas nunca permitiu que sua limitação fosse um obstáculo. Além de ser um ótimo vendedor, também é um excelente paratleta, apaixonado pelo Basquete em Cadeira de Rodas, esporte que pratica há 18 anos.
No dia 5 de Março de 2020, Evair retornava para a sua casa em Caxias do Sul, quando no trajeto um caminhão invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o seu veículo (o qual teve perda total), ocasionando um grave acidente.
Ele sofreu um traumatismo craniano, quebrou braço e perna esquerda.
Foram 43 dias de hospitalização no hospital Pompéia (25 dias na UTI e 18 dias no quarto), lutando pela sua vida, que segundo os médicos foi um milagre ter sobrevivido, devido à gravidade do acidente que gerou politraumatismo.
Evair foi superando cada dia, com muita força, desejo de viver e com uma grande corrente de orações, venceu o prognóstico negativos da medicina.
Desde o dia 17/04 está em sua casa, ao lado de seu filho Davi, sua esposa Cassandra, a qual também é deficiente física (paraplégica) e de familiares, que estão fazendo o possível para cuidá-lo da melhor forma. No momento Evair ainda demanda de cuidados constantes e necessita de recursos financeiros para prosseguir com o seu tratamento e reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição).
O Guerreiro sempre teve facilidade de fazer amigos, sua alegria sempre foi muito contagiante por onde ele passava, por isso essa campanha é uma grande oportunidade de ajudar o Evair atleta, pai de família, colega, profissional, amigo para qualquer hora, à vencer mais essa etapa, para que ele volte 100% ao movimento, como ele mesmo diria.