O projeto #SomosTodosProtetores nasceu em 2019, de um movimento coletivo de ajuda a animais em situação de risco na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e arredores. Em sua essência, foi idealizado também com uma proposta educativa de sensibilizar pessoas a partir do princípio de que somos todos protetores em potencial.
ABRIGO
Uma de nossas protetoras, a Vivi, já abrigava animais desde o fim de 2017. Com a oficialização do projeto, o abrigo foi incorporado ao grupo. Hoje estamos no processo de formalização para virarmos uma ONG (Organização Não Governamental).
NOSSA TRUPE
Atualmente, abrigamos 100 animais, entre cães e gatos. Desses, 24 têm tutores, que se responsabilizam pelos gastos de seus bichos, da alimentação às despesas veterinárias. Os outros são do projeto, muitos deles idosos, outros deficientes, ou seja, com poucas chances de adoção. É o caso da Pepê, por exemplo, que já alcançou seus 13/14 anos. Foi resgatada na rua com um tumor na orelha, mas que foi tratado. Hoje ela sofre com a artrose.
DESPESAS
O imóvel do abrigo é alugado e, no momento, o projeto não tem como arcar com a sua compra. Além do aluguel, temos as despesas fixas dos animais (alimentação, vacinas, produtos de higiene, medicamentos, etc.) e também a conta de luz e os salários dos nossos cuidadores. Somando tudo, chegamos a uma despesa mensal total de pouco menos de 16 mil reais.
DESCONTOS
Com a colaboração dos tutores e algumas doações recorrentes, conseguimos abater um pouco mais de 8 mil reais desse valor, o que está longe de ser suficiente para pagar todas as nossas despesas e manter o abrigo, muito menos para dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais.
CAMPANHA
Nossa ideia é realizar um financiamento coletivo para manutenção do abrigo por mais alguns meses, com o objetivo de nos organizarmos, porém, o tempo curto requer medidas emergenciais e decidimos abrir essa vakinha de 10 mil reais com a esperança que o #SomosTodosProtetores consiga atravessar o próximo mês, enquanto preparamos o material para a campanha de crowdfunding.
Qualquer colaboração é valorosa. Se não puder ajudar com dinheiro, compartilhe com o máximo de pessoas que puder. Precisamos de visibilidade, adoções e apadrinhamentos!
Por aqui, #SomosTodosProtetores, e você?