Meu querido Estado do Rio Grande do Sul, terra amada que tanto tem sofrido com as negligências e fake news em relação as mudanças climáticas. Revela como tantas cidades tem sido inteiramente afetadas, a minha cidade Eldorado do Sul, tem sido palco de tragédias recorrentes. Três enchentes em menos de um ano, sendo a última delas, que teve início em 1º de maio, a mais devastadora de todas, o município inteiro foi evacuado.
Não houve suporte de nenhum órgão no primeiro momento, minha família contou apenas com amigos e vizinhos também afetados para fugir das águas já na cintura durante chuvas intensas e ainda suportando o frio com temperaturas abaixo de 15⁰ C.
Estamos há quase um mês sem poder retornar ao nosso Lar, acompanhados da sensação de que nada será como antes. Perder tudo nos leva a refletir sobre a fragilidade da vida e a importância de estarmos preparados para enfrentar adversidades.
Por isso, nesta Vakinha eu venho em nome de minha família pedir solidariedade com qualquer valor que lhe for possível. O valor será destinado a compra de camas, roupeiros e eletrodomésticos fundamentais como geladeira e fogão para superar esses momentos de crise. Além de produtos de limpeza para limparmos tudo quando pudermos retornar em nossa casa.
Eu agradeço de coração, pois a tradição genuína do gaúcho sempre foi preservar a união em tempos difíceis, por isso, sabemos o impacto da mão de quem nos puxa da lama para cima, a verdadeira empatia neste momento.
Minha família é composta por minha mãe Jane (Dona de casa), pelo meu pai Valdeci (entregador de jornal na capital), meu irmão Marcelo (auxiliar de mecânica na capital) e eu Amanda (Estudante de Biologia), 2 cães, 3 gatos e um pássaro.