No dia 23 de outubro de 2024, por volta do meio-dia, encontrei uma cadelinha abandonada no posto Ipiranga, na Av. Presidente Kennedy, no bairro Campinas, em São José/SC. Comprei uma esfirra e uma água para ela. Outras duas pessoas também compraram algo para ela comer. Como meu horário de almoço é apertado, fui embora para casa.
Por volta das 13h15, passei no posto novamente para comprar um litro de água para a cadelinha abandonada. Ela estava com ração e pão para comer, providenciados pelas pessoas que passavam pelo local. Quando voltei para casa às 18h, notei que a cadelinha tinha sumido. Um frentista disse que ela foi levada por um taxista para uma ONG no Roçado. Procurei pela ONG na internet, mas sem sucesso. Até postei isso no Reddit
Todavia, após muita curiosidade sobre o paradeiro da cadelinha, conversei com servidores da prefeitura de São José no grupo de WhatsApp. Uma servidora chamada Silvana tinha contato com uma pessoa chamada Fernanda, que estava cuidando da cadelinha abandonada. Conversando com a Fernanda, descobri que o nome da cadelinha é Lola. Fernanda me contou a história da Lola e disse que o dono original não tinha condições de cuidar dela, não havia muita instrução e trabalhava de manhã até a noite. Fernanda tentou arrecadar dinheiro para dar os devidos tratamentos para Lola, mas, infelizmente, ela não conseguiu o valor necessário e Lola voltou para o dono.
Então, no dia 27 de outubro paguei 1 mês pela hospedagem da Lola que custou 750 reais. Lola está novamente sob os cuidados de Fernanda, que tentará achar um lar para ela e seus filhotes.
Obs: As taxas cobradas pelo Vakinha são de 6,4% do total bruto arrecadado e R$0,50 por cada transação feita.
Videos divulgados pela Fernanda para mim:
https://youtube.com/shorts/zDl9JUFuTeo
https://youtube.com/shorts/6p_u58n6wdg
https://youtube.com/shorts/y89SKrlRbmw
https://youtube.com/shorts/L0PBNEStpm8