Olá! Tudo certo?
Nós somos Giovanna Dutra Kaminski e Matheus Daniel Faleiro, moradores da cidade de Canoas e estudantes do Curso Técnico de Química na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, situada na cidade de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul. Durante o ano de 2019 nós desenvolvemos, no Laboratório de Citotoxicidade e de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, uma pesquisa intitulada como "Avaliação in vitro da citotoxicidade de um líquido iônico e sua atividade antiviral frente ao Zika vírus", que consiste na busca por um composto químico, do grupo líquidos iônicos, que apresente a capacidade de atacar o Zika vírus, sem agredir as células do corpo humano.
A ideia da nossa pesquisa surgiu devido ao fato de que no ano de 2015, no Brasil, ocorreu um grande surto de microcefalia, que é uma condição neurológica grave em que o bebê nasce com um período cefálico menor pois seu cérebro não se desenvolveu corretamente e este surto foi extremamente associado com a chegada do Zika no país. Deste então, sempre escutamos notícias sobre este vírus. Neste ano, porém, descobrimos que AINDA não existe nenhum tipo de medicamento ou tratamento para o Zika, sendo este um dado extremamente alarmante e que fez a Organização Mundial da Saúde incluí-lo, em 2018, na sua lista de doenças e patógenos para os quais é extremamente necessário desenvolver pesquisa devido ao seu grande potencial epidêmico. A partir desse contexto, nós iniciamos as nossas pesquisas e descobrimos os líquidos iônicos, que são sais orgânicos líquidos à temperatura ambiente. Estes compostos já possuem atividade fungicida e bactericida comprovadas, porém sua atividade antiviral tem sido negligenciada. Entre os anos de 2017 e 2018, menos de 1% das pesquisas desenvolvidas envolvendo os líquidos iônicos abordavam o seu aspecto antiviral. Dessa maneira, se faz extremamente necessária esta pesquisa. Como resultados, obtivemos que o líquido iônico que testamos na pesquisa apresentou a capacidade de reduzir 54% da ação do Zika vírus e, ao mesmo tempo, não agrediu as células, sendo este um resultado bastante promissor, tendo em vista que o vírus não possui NENHUM medicamento.
No mês de setembro/2019 participamos da nossa primeira feira de ciências com esta pesquisa, que foi a INFOMATRIX - Concurso brasileiro de projetos científico e tecnológico, organizada pela Sociedade Latinoamericana de Ciência e Tecnologia (SOLACYT). Na feira, conquistamos os seguintes prêmios:
• Primeiro lugar na INFOMATRIX BRASIL | OURO
• Indicação de publicação na revista ORAMA-SOLACYT
• Credenciamento para a FERIA DE LA CIENCIA DE SEVILLA, ESPANHA 2020
• Bolsa de estudos na HANCOCK INTERNATIONAL COLLEGE, CALIFORNIA - USA
A FERIA DE LA CIENCIA DE SEVILLA é realizada na Espanha desde o ano de 2002 e tem como objetivo promover avanços na pesquisa, educação e disseminação científica pelo mundo. Na Feira participam pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, empresas privadas e membros de centros educacionais de todo o mundo, sendo uma oportunidade única para a divulgação científica de jovens cientistas. Infelizmente, o credenciamento que recebemos para esta feira não inclui os custos da viagem, como hospedagem e passagens aéreas e não possuímos os recursos necessários para representar o nosso país na Espanha.
Nos dedicamos MUITO na realização da nossa pesquisa e, agora, precisamos da sua ajuda para podermos levar ela e todos os conhecimento obtidos com ela adiante. Assim, contamos com você para que possamos representar o nosso país numa feira de ciências tão importante. A ciência transformou as nossas vidas e com ela descobrimos um mundo novo e encantador, no qual temos a oportunidade aprender e ensinar muito. Com a ciência obtivemos conhecimento, que é algo mágico e que ninguém pode retirar de nós.
Ficaremos extremamente gratos caso você puder nos ajudar doando qualquer quantia ou compartilhando com seus amigos e familiares. Agradecemos desde já!
Qualquer dúvida, sugestão ou se quiser entrar em contato, segue abaixo o nosso e-mail e telefone:
Giovanna Dutra Kaminski - giovannakaminski@gmail.com e (51) 99950-4833
Matheus Daniel Faleiro - mdfalleiro@gmail.com e (51) 99351-3252
Um forte abraço a todos que se solidarizaram com a causa, contamos com vocês!
* O valor arrecadado nessa vakinha será referente às passagens aéreas, alimentação e estadia dos participantes.
Passagens aéres: 10.000 reais
Estadia + alimentação: 5.000 reais