Daniel Valdevino Vieira é um pescador conhecido na região da Barra da Lagoa que passou por um dos momentos mais tristes da sua vida na madrugada do dia 20 de junho de 2023 (terça-feira), quando seu barco afundou após uma pesca de tainha bem sucedida.
A tragédia aconteceu próximo à região conhecida como “Prainha”, ao lado da Barra da Lagoa, local onde atracaria junto com sua tripulação.
Apesar do susto, nenhum dos tripulantes ficou ferido após o acidente, de acordo com a Secretaria de Pesca do município. Eles foram resgatados por embarcações de amigos que passavam no local no momento do acidente.
Hoje, dia 22 de junho pela manhã, o barco foi encontrado próximo à Praia da Galheta e, como já era esperado, infelizmente estava todo destroçado, sem possibilidade de ser recuperado. Seguem fotos do momento que a comunidade esteve junta puxando o barco para a areia:
A família está em busca de ajuda apenas para conseguir construir um novo barco e continuar pescando e garantindo o seu principal sustento, agora na maior temporada de pesca do ano, a Safra da Tainha, que acontece de 1º de maio à 31 de julho em Florianópolis e região.
O valor aproximado que a família estima ser necessário para construir um barco novo e comprar um motor 33 HP usado, é de aproximadamente R$50.000.
(Fotos dos orçamentos aparecerão aqui, assim que recebidos)
Daniel faz parte de uma família de pescadores e sempre trabalhou com seu pai. Por muitos anos trabalhou em barco de outras pessoas, até conseguir construir seu próprio barco em março de 2020, o qual batizou de PAI E FILHO e desde então trabalha com ele.
Daniel hoje trabalha com seus dois filhos, David e Joni, bem como outros 3 tripulantes: Rafael, Eduardo e Diogo. A pesca é a principal fonte de renda da família, a qual não pode mais ser realizada da mesma forma sem um barco.
Toda ajuda será muito bem vinda, para a história dessa família continuar com muito trabalho, amor e fé em Deus.
Daniel descarregando peixe no Canal da Barra da Lagoa
Daniel, esposa Rosinei e seus dois filhos, David e Joni.
Daniel e seu filho mais novo, Joni, embarcados.