Oi!
Para minha (boa) surpresa, fui aprovado no processo para mestrado em geografia na Université Sorbonne (Paris IV), além de outras seis universidades francesas. Optei pela Sorbonne por possuir o programa mais adequado a meu projeto e por seu prestígio mundial. Lá estarei imerso na fonte das maiores referências na minha área de atuação, cartografia e desenvolvimento territorial sustentável.
Devido ao cenário desestimulante e sem perspectivas cujo Brasil se encontra, com o sistemático corte em verbas da educação, optei por retomar meus estudos vislumbrando uma maior capacitação. Sou prova viva da importância que a educação exerce em todo o espectro social. Foi através de recursos oriundos do governo que pude ter uma formação superior. Programas como auxílio estudantil para moradia, alimentação e bolsa de iniciação científica foram primordiais para minha permanência na universidade.
Sou bacharel em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, mesmo sendo natural de Pernambuco cruzei o país em busca de uma oportunidade. Atitude esta possibilitada por políticas públicas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), implemantado para dar maior mobilidade aos estudantes.
O programa de mestrado ao qual fui selecionado é focado em políticas de descentralização e nos desafios de planejadores urbanos em áreas em desenvolvimento através das técnicas de sensoriamento remoto. Por isso busca formar profissionais que sejam pontes entre a formulação e a implementação de medidas.O curso quer que os mestrandos saibam moderar o processo participatório para implementar medidas importantes nos centros urbanos das economias em desenvolvimento. Assim, o mestrado tem sua ênfase em gestão do desenvolvimento em um nível intermediário entre macro regiões e planejamento baseado na comunidade. O curso oferece um aprendizado técnico muito diferente do que se aprender em uma faculdade no Brasil.
Peço humildemente sua contribuição para me ajudar com os custos iniciais da chegada à França, pois o montante que disponho não é suficiente para tal. O valor pode paracer elevado, mas ao tranformá-lo em € percebemos o quão desvalorizado está o real. Mesmo trabalhando em 3 locais distintos não ganho o bastante para atingir a referida soma. Sou professor de inglês em uma escola de idiomas, dou aulas particulares e sou guia de turismo em Olinda pelo projeto Free Walking Tour. Além disso, faço tradução de resumos de artigos científicos como freelancer. O pouco que você puder contribuir muito irá me ajudar.
Então é isso, minha gente. Ajude este ~literalmente pobre~ cidadão olindense a atingir esta proeza. Serei a primeira pessoa da minha família a alcançar tal feito. =)
Caso prefira, também é possível doar diretamente na minha conta:
BRADESCO - Agência: 6298 Conta Poupança: 1000584-1
André Barreto de Sena
Enfin et surtout: MUITO OBRIGADO a todos e todas que contribuírem para a realização deste sonho.