A Comunidade Quilombola do Capoeirão, está localizada na zona rural de Itabira, a aproximadamente 20 KM de distância do centro da cidade. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 30 de outubro de 2019. É uma comunidade tradicional, que utiliza seu território como meio de subsistência. Buscamos valorizar nosso patrimônio cultural através do resgate de nossa memória e ancestralidade. Procuramos manter vivos nossos ofícios e tradições ensinados por nossos ancestrais, como por exemplo a tecitura de balaios e peneiras em taquara, a construção de casas de pau-a-pique, a fabricação artesanal de farinha de mandioca, o cultivo de feijão, cana-de-açúcar, milho-crioulo, artesanato em coité e cabaças e a tecitura de colchas de retalho.
Lutando pela valorização de nossas tradições, buscamos formas de repassar nossa cultura e nosso conhecimento aos jovens quilombolas de nossa comunidade. Acreditamos que a educação é o melhor caminho para o resgate e manutenção de nossa cultura! Através da educação, também buscamos ressignificar o sentido do "ser quilombola".
Para viabilizarmos ações concretas de melhoria da nossa qualidade de vida, constituímos a Associação dos Moradores da Comunidade Quilombola do Capoeirão. O objetivo de nossa associação é reivindicar junto ao Poder Público, ações de melhoria e infraestrutura do nosso território. Buscamos ainda, captar recursos oriundos de Leis de Incentivo à Cultura, como forma de resgatar e fomentar nossas tradições.
Mas para que nossa associação possa funcionar de forma adequada, necessitamos de contribuições para a reforma do prédio que servirá como sede de nossa associação. Necessitamos ainda, de adquirir materiais básicos de expediente como telefone, computador, mesa, papéis, canetas, pastas, arquivos etc.
Para mantermos a associação ativa, precisamos também pagar os honorários relativos à serviços contábeis, às taxas cartoriais e demais demandas burocráticas necessárias ao funcionamento de uma associação.
Não deixem nosso sonho morrer! Nos ajudem a conquistarmos nossa emancipação! Atualmente, mesmo com escassez de recursos, desenvolvemos os seguintes projetos:
Ou se desejarem, podem realizar doações por meio de transferência bancária. Seguem os dados:
Associação dos Moradores e Quilombolas da Com. Rural do Capoeirão e Região
CNPJ: 11.201.591/0001-81
BANCO 043- Cora
Agência: 001
Conta: 1163500-5
Chave PIX: 11.201.591/0001-81
ABAIXO, ALGUMAS FOTOS DE NOSSA REALIDADE: