O Khal é o rei da casa há 6 anos, sendo o xodó tanto da família quanto dos irmãos de quatro patas. Ele foi diagnosticado com asma há alguns anos, mas sempre teve uma vida normal, precisando eventualmente de nebulização.
Na última sexta-feira 13/09, seu quadro se agravou repentinamente. Não é possível afirmar se houve algum trauma não detectado ou se foi causado pela má qualidade do ar que estamos enfrentando. Ele precisou de assistência urgente para continuar respirando e ter a chance de lutar pela vida.
Com o atendimento rápido e o suporte de oxigênio e broncodilatadores, conseguimos estabilizar a saturação e retomar a troca gasosa. No entanto, ele ainda necessitava de 24 horas de observação em internação semi-intensiva, com risco de intervenção por intubação e ventilação mecânica a qualquer momento.
Após a estabilização, foram realizados exames de sangue e imagem para identificar a causa do problema, e foi detectada uma fissura pulmonar associada a uma infecção. Isso impediu que o ar permanecesse nos pulmões, tornando necessária uma drenagem para garantir que ele pudesse continuar respirando adequadamente. Iniciamos a medicação de forma imediata e o Khal respondeu muito bem.
O quadro clínico tem evoluído positivamente e, caso continue a estabilizar, poderemos realizar os últimos exames para finalizar o tratamento em casa.
No dia 16, foi necessária uma nova drenagem de ar, e, por esse motivo, ele ainda precisa continuar internado. No dia 17, tiramos ele da internação porque a pneumologista do hospital não estava na cidade e não tinha previsão de retorno. Trouxemos ele pra casa e procuramos orientação com a especialista mais próxima.
O plano agora é evitar ao máximo novas drenagens, já que isso é muito perigoso e prejudicial. Se necessário, ele terá que passar por uma intervenção com dreno torácico e voltar à internação. Estamos focados 100% na tomografia e aguardando os resultados para saber se o quadro tem solução ou não.
No dia 20, o exame foi finalmente realizado, e apesar da distância até o hospital ter atrapalhado, ele se manteve firme. Devido à extensa demora do hospital em liberar o laudo e as imagens, só conseguimos agendar o retorno com a doutora na semana no dia 07/10.
Os resultados não foram favoráveis, e ficou comprovado que o caso do Khal, além de ser gravíssimo, não tem solução. O que pode ser feito é continuar com a medicação e os cuidados necessários para manter o quadro estável por tempo indeterminado.
Serão realizados exames de sangue regulares para monitorar os outros órgãos que podem ser afetados pela quantidade de medicação ingerida, além de consultas periódicas com especialistas — para sempre.
Não está descartada a possibilidade de atrofia total do lado esquerdo do sistema respiratório, e o lado direito também apresenta complicações. Ele é, oficialmente, um guerreiro que superou as expectativas e continua nos surpreendendo com sua força. Temos muito orgulho dele!
Abrimos um plano de saúde, e o período de carência já está sendo considerado. Contamos com isso para conseguir manter o tratamento adequado para o caso.
~ Atualização 13/10 ~
No dia 13/10, exatamente um mês depois, o Khal teve outro episódio de emergência e precisou ser internado novamente. O quadro é crítico, e estamos aguardando a resposta dele para determinar os próximos passos, sem poder descartar a possibilidade de uma parada cardiorrespiratória. A pneumologista já está ciente e acompanhando a equipe médica do hospital.
No momento, precisamos cobrir os custos já realizados para dar continuidade ao tratamento e garantir que ele receba o apoio necessário para seguir nessa batalha.
Vou continuar atualizando valores conforme forem feitos novos pagamentos. Desde já, agradeço imensamente por cada mensagem de apoio. Elas fazem toda a diferença!
Como não é possível anexar comprovantes de pagamento aqui na descrição da Vakinha, além dos comentários, deixo também o descritivo dos valores gastos até o momento:
Clínica 1:
Consulta clínica - 70,00
Oxigenotaria + Broncodilatador - 70,00
Fiv/Felv Teste Rápido - 140,00
Consulta emergencial - 450,00
Transporte de ambulância para hospital - 720,00
Clínica 2 - Hospital veterinário:
Diária Internação - 401,00 (x3)
Pet. U Recuperação - 31,90 (x2)
Fluidoterapia - 84,00 (x1)
Oxigenoterapia - 80,00 (x2)
PET. U - DIETA NAT. - 16,99
Clínica 3 - Hospital Especialista:
Consulta pneumologista- 320,00
Retorno especialista - 37,92
Clínica 4 - Hospital Tomografia:
Triagem do exame - 229,00
Tomografia - 949,00
Farmácia:
Agemoxi + Prediderm - 142,97
Seretide Spray - 135,74
Espaçador Infantil - 47,99
Clenil - 69,59
Inalador Rede Vibratória - 138,48
Soro 1L - 15,94
Acebrofil - 17,99
Seringa - 3,59
Prediderm (reposição) - 27,99
Exames realizados/pré-autorizados:
Hemogasometria Arterial - 118,00 (x2)
Radiografia 2 Projeções - 180,00
Radiografia 3 Projeções - 260,00
Hemograma - 122,00 (x1)
Ecocardiograma - 178,00
Ultrassonografia US - 135,00 (x2)
Hemograma + Pesquisa - 21,00
Albumina - 28,00
Gama-Glutamil Transferase (GGT) - 28,00
Taxas do Vakinha: 6,4% + 0,50 de cada doação + R$5,00 por cada saque. (já calculadas no valor)