Olá, sou o Gui Dantas. Ricardo Dantas é meu tio. Como provavelmente sabem, ele tem uma longa carreira como ator – de cinema, de teatro e de TV. Ele estava finalizando sua participação nas gravações de uma novela quando sofreu um infarto agudo do miocárdio gravíssimo, no início de agosto. Fez uma angioplastia de urgência e após uma série de complicações em 42 dias de internação foi submetido a uma cirurgia bastante delicada, com duração de 9 horas, para corrigir duas fissuras ventriculares perigosas no coração com alto índice de óbito . Foi-lhe também implantada uma ponte de safena, que por sua vez causou uma infecção gravíssima na coxa esquerda com evolução para complicações renais totalizando 3 meses de internação.
Então meu tio finalmente teve alta, mas muito fragilizado, com inúmeras limitações físicas e necessitando de múltiplos cuidados para recuperar a saúde – do que estamos todos esperançosos.
Nesta fase meu tio precisa de uma série de medicamentos absolutamente vitais (como remédios para prevenir um novo infarto e outros controles delicados , um curativo específico para a
coxa, cuja caixa custa em torno de R$ 1.000,00), que não são fornecidos pelo SUS, além de exames e consultas indispensáveis que a saúde pública tampouco proporciona.
Como sabemos os atores foram uma das categorias mais afetadas pela pandemia e assim, como é natural, as reservas do meu tio estavam no fim e ele precisará de algum tempo para recuperar a saúde e retomar seu trabalho. Enquanto isso, além do imprescindível tratamento pós-infarto pois ele ainda corre risco, há custos com aluguel e a alimentação para serem pagos regularmente o que têm gerando muita angústia em todos nós pois ele precisa manter a estrutura mínima para focar na sua recuperação.
Um dia de cada vez ele tem vencido cada desafio . Qualquer ajuda é muito bem vinda! Em nome de meu tio e de nossa família agradecemos a todos !