Elisa Maria nasceu as pressas por meio de uma cesariana as 35 semanas, pois estava sendo formado um coagolo de líquido na cabeça, onde ela ficou com uma má formação com crânio, nasceu com 1,834 kg, e precisou ficar na UTI por deficiência respiratória.
Por volta de 1 mês de vida foi identificado trissomia 18 (Síndrome de Edwards), onde está síndrome a perspectiva de vida é pequena, geralmente dias, as vezes não passando de meses, sendo assim, Elisa hoje já é uma vitoriosa por ter 6 meses de vida.
Além da síndrome Elisa tem várias complicações, uma delas é a cardiopatia muito grave que precisa de cirurgia, também tem má formação nos dedos das mãos e dos pés.
Hoje segue internada dependendo de oxigênio, precisa de um aparelho de ventilação de VNI, tem uso de muitos medicamentos, remédios de manipulação, e também usa uma sonda gástrica, onde toda alimentação e medicação é feira atravéz dela. E utiliza um leite que é uma fórmula e o valor da lata de leite custa em média R$250,00 reais.
Além do aparelho, ela precisa de medicamentos que são de fórmulas, do leite, e de acompanhamento médico de algumas áreas como fisioterapeuta, gastropedeiata... Também precisa de cirurgia que só poderá ser feita em Fortaleza, cirurgia cardíaca.
Nossa guerreira hoje luta pela vida.