O valor será usado para pagar as impressões do livro A Rosa e o Machado:
Registro de uma memória de dor, cidadão de 78 anos que conta sua visão sobre o isolamento compulsório da hanseníase. Se justifica principalmente por existir poucos registros sobre o tema, ainda mais com a visão de quem foi vítima da política de isolamento, proporcionando que é a sociedade brasileira se torne conhecedora dessa história ainda escondida.
“Mais do que sequelas nos dedos das mãos e perda da sensibilidade em parte do corpo, a hanseníase deixou em Nelson Pereira Flores, 78, marcas de dor que ele carrega por toda a vida. Levado à força para a Colônia Santa Isabel quando tinha 12 anos, o menino de Águas Vermelhas convive até hoje com as lembranças dos anos de sofrimento moral, exclusão social, preconceito, medo e insegurança, em que viveu em meio aos enormes pavilhões da colônia. Agora, contudo, as memórias deste militante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que foi praticamente “sepultado vivo”, estão eternizadas no livro “A Rosa e o Machado: Memórias de um Brasileiro Excluído”. Escrito por Flores, o interno 10.062 da Colônia, o livro, que conta com mais de 500 páginas, tem previsão de ser lançado em janeiro de 2022, mês em que é lembrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. ” (O TEMPO, julho de 2021)
“Depois que meu pai foi me visitar na colônia e foi embora, dois anos após eu ter sido internado, fiquei muito abalado emocionalmente e revoltado. Foi então que nasceu em mim a vontade de escrever um livro, falar da minha história e das outras pessoas que viveram lá. Comecei a escrever, em 2006, e, finalmente, terminei a obra. Mas hoje, com 78 anos, meu sonho é que este livro chegue em cada de todo os municípios mineiros”, disse o sobrevivente da doença. ( https://www.otempo.com.br/o-tempo-betim/sobrevivente-da-hanseniase-escreve-livro-com-lembrancas-do-periodo-de-isolamento-1.2510090)
Interessados em ajudar Flores a concretizar este projeto grandioso, que nessa primeira fase almeja a meta de R$ 10.000,00 (dez mil reais), podem contribuir doando qualquer quantia nesta campanha solidária.