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Ajude o projeto do Adaptador de Conquistas para o NES
ID: 5390519
São Paulo
Ajude o projeto do Adaptador de Conquistas para o NES
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Arrecadado
R$ 5.900,00
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R$ 20.000,00
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Vaquinha criada em: 12/03/2025

Somos o Fábio (odelot) e o Guilherme (gh) e criamos essa vaquinha para arrecadar doações que serão utilizadas para continuar o desenvolvimento do Adaptador de Conquista para o NES. 

Somos apaixonados por jogos retrô e este projeto nasceu da vontade de inovar a experiência clássica, adicionando o sistema de conquistas do RetroAchievements aos consoles físicos que tanto amamos. 

Com o valor arrecadado, vamos cobrir os custos que já tivemos e investir na próxima etapa, que seria a disponibilização de tudo que já fizemos para a comunidade e a miniaturização do protótipo para ficar do tamanho de um cartucho, além de otimizar e ajustar ao máximo a solução. Cada contribuição é essencial para que essa ideia se torne realidade e para podermos levar essa novidade a outros fãs do retro gaming.

A sua doação faz toda a diferença e nos ajuda a transformar esse projeto em uma experiência ainda mais emocionante. Muito obrigado pelo apoio!

Para saber mais, visite: https://github.com/odelot/nes-ra-adapter-donation-campaign/blob/main/README.pt-br.md

FAQ (perguntas frequentes)

Nossa Jornada e Desafios

Até agora, investimos aproximadamente R$9.000 principalmente em hardware (PCBs, microcontroladores, taxas de importação, etc.), sem contar as inúmeras horas de desenvolvimento e testes. Nosso protótipo já é totalmente funcional e permite que você, se quiser, recrie o seu na protoboard ou utilizando as PCBs de protótipo que desenvolvemos.

Além disso, grande parte da tecnologia desenvolvida – como a interface LCD, o fluxo de configuração e a implementação dos operadores do RA – poderá ser reutilizada em futuros projetos para adaptadores de outros consoles, como SNES, MegaDrive/Genesis, PS1 e outros.

Nosso próximo objetivo é refinar esse protótipo em uma versão final e acessível – com uma PCB miniaturizada, capaz de caber no formato do cartucho (sem a necessidade de abrir o console, como ocorre atualmente com o protótipo). Isso envolve iterações de melhoria na PCB, construir protótipos para distribuir para membros da comunidade testar, ou seja, um investimento considerável.

Objetivos da Campanha

Pretendemos arrecadar R$20.000,00 para:

  • Cobrir os custos passados e futuros: Com os investimentos já realizados em hardware e taxas, e também com os custos para a próxima fase.
  • Finalizar o projeto conforme idealizado: Refino e miniaturização da PCB para que o adaptador caiba no formato de um cartucho, sem que o console precise ser aberto.

Transparência e Compartilhamento Open Source

Estamos comprometidos com a transparência e a colaboração. Por isso, no primeiro dia da campanha, em 29/03, compartilharemos todo o material do projeto. Isso inclui:

  • Código-fonte completo;
  • Esquemas das PCBs (incluindo os protótipos);
  • Modelos 3D para impressão do case;
  • Documentação.

Dessa forma, qualquer entusiasta poderá montar seu próprio adaptador utilizando a protoboard ou as PCBs de protótipo, além de contribuir com melhorias e, quem sabe, desenvolver novas versões para outros consoles.

Como o Dinheiro Será Usado

O dinheiro arrecadado será dividido entre odelot e gh. Todos os gastos até agora foram cobertos por odelot e, na próxima fase, gh será responsável por:

  • Refinar e miniaturizar o hardware para que o adaptador se encaixe no formato de um cartucho.
  • Criar novos protótipos e testar com a comunidade.
  • Comprar hardware adicional e cobrir eventuais custos imprevistos no desenvolvimento.

Como Funciona

  • Funciona de forma semelhante ao Game Genie, mas em vez de alterar valores do cartucho, ele monitora cada escrita na memória para detectar as conquistas.
  • Adiciona conectividade à Internet no NES, permitindo a comunicação em tempo real com o RetroAchievements.
  • A interface do usuário ocorre por meio de um LCD, um buzzer e também via smartphone (para configurar o adaptador com as credenciais de Wi-Fi e RA).
  • Identifica o cartucho lendo seu conteúdo e interpreta as conquistas utilizando a biblioteca rcheevos.
  • Utiliza Raspberry Pi Pico e ESP32, tornando o projeto acessível (aproximadamente R$120,00 em componentes, sem contar PCB, case 3D, taxas de importação e frete).
  • Mais detalhes técnicos podem ser encontrados no repositório do projeto.

*(A imagem acima representa nossa meta para o adaptador após a campanha de doação.)*

Limitações

Já encontramos alguns desafios durante o desenvolvimento:

  • Testes com diferentes jogos: nós testamos o adaptador com cerca de 50 games. Enquanto a maioria funcionou corretamente, dois tiveram problemas. Confira a página de compatibilidade para ver quais games foram testados e quais tiveram problemas. Nós esperamos melhorar o adaptador para aumentar a compatibilidade.
  • Detecção de frame e reset: não conseguimos detectar um frame apenas inspecionando os sinais do cartucho. Utilizamos uma heurística que, até agora, tem mostrado bons resultados, mas não há garantia de que funcione para todas as conquistas. Além disso, a detecção de RESET do console ainda não está implementada, exigindo que o console seja desligado e ligado para reinicialização.
  • Tamanho da Resposta do Servidor: A RAM disponível para armazenar a resposta do RetroAchievements, que contém a lista de conquistas e endereços de memória a serem monitorados, é limitada a 32KB. Publicaremos um código-fonte de uma função AWS Lambda para remover campos desnecessários ou reduzir a lista de conquistas, garantindo que a resposta caiba dentro desse limite.

Apoio e Atualizações

Queremos manter a comunidade envolvida e informada durante todo o processo de desenvolvimento. Por isso:

  • Teremos um canal no Discord para dúvidas, feedbacks e atualizações. Junte-se ao canal
  • Uma seção de FAQ será disponibilizada à medida que as dúvidas surgirem.
  • Compartilharemos detalhes do desenvolvimento e atualizações ao longo da campanha.

Cronograma

  • 29/03: Lançamento oficial da campanha e liberação de todo o material do projeto (código-fonte, esquemas, modelos 3D, documentação).
  • Abril: Melhoria da documentação - otimizações necessárias em software
  • Abril - Junho: Iterações no desenvolvimento, miniaturização e melhoria da parte de hardware, principalmente no desenho da PCB e modelagem do case em 3d

Quem Somos

 odelot

Formado em Ciência da Computação, odelot dedicou meses de seu período sabático ao estudo da arquitetura do NES e ao desenvolvimento do hardware e firmware do adaptador. Ele criou os protótipos que comprovaram o conceito e também modelou o case para impressão 3D.

 

 GH

Engenheiro Eletricista e especialista em circuitos analógicos de áudio, gh contribui com sua experiência na validação de circuitos e no desenvolvimento de soluções inovadoras. Ele será responsável pelo design final e miniaturização das PCBs do adaptador, que terão o formato de um cartucho semelhante ao Game Genie.

Um Chamado à Comunidade

Este projeto é movido pela paixão por retrogames e pelo compromisso com a preservação dos consoles clássicos. Em vez de simplesmente produzir e entregar um produto final, acreditamos que a verdadeira força está na colaboração da comunidade. Convidamos todos a contribuir com ideias, melhorias, correções e a construir suas próprias versões a partir dos nossos protótipos.

Além disso, acreditamos que este adaptador é apenas o começo. O que estamos criando não é apenas um produto, mas uma base para novos adaptadores que poderão ser utilizados em outros consoles retrô, como SNES, Mega Drive/Genesis, PS1 e muitos outros. Com o apoio de todos e o código aberto, podemos construir algo maior e melhor do que seria possível se estivéssemos fazendo isso sozinhos.

Junte-se a nós nesta jornada! Sua contribuição, seja com apoio financeiro ou participação ativa no desenvolvimento, nos aproxima de transformar esse sonho em realidade, com a qualidade e transparência que a comunidade merece.

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5390519@vakinha.com.br
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