Reinaldo Carlos de Oliveira é daqui de São Pedro da Aldeia, lá do Retiro, sabia? A adolescência dele foi toda vivida em Cabo Frio. O lance é que desde os onze anos, o rapaz já metia as mãos na tinta e começou a mostrar talento, viu? Em 1987, já todo trabalhado na arte, o moço fez a primeira exposição dele no Charitas, que hoje em dia é a Casa de Cultura José de Dome.
Mas olha só, em 1991, veio uma doença danada nos pulmões e os médicos deram um stop na pintura dele. Aí, com aquele coração artista, o Reinaldo resolveu escrever contos e poesias. E não é que ele também se converteu ao evangelho em 1993? A vida dele é cheia de reviravoltas.
E o cara não parou por aí, não! Trampou na Secretaria de Educação do Rio como Agente de Cultura, dando palestras e oficinas nas escolas públicas e particulares. As obras dele estão espalhadas por vários cantos do Brasil e até fora dele, tipo Alemanha, EUA, Hungria, Argentina, Chile, Portugal, Itália, Holanda, França e mais uns lugares.
Lembra do ano 2004? Foi quando o moço criou o projeto social "Domingo com Arte" lá no bairro Tangará, onde mora. E tem medalhas no peito também, viu? Muitas delas de ouro, prata e bronze de sociedades como SBB, ABD e AFB. Ganhou até a medalha de Mérito Cultural e a Comenda da AFBA em Niterói-RJ, virou o Comendador Reinaldo Carlos de Oliveira.
E tem um doc sobre a vida e obra dele, o "Vivências", que passou na Tele Cine Brasil em 2009. Em 2016, o Reinaldo virou o gestor do Espaço Cultural Torres do Cabo, ali no centro de Cabo Frio. Em 2017, tocou a direção da Galeria Torres do Cabo lá no Shopping Park Lagos - Cabo Frio. E em 2020, ele fundou o Instituto Cultural Casa de Caó.
Agora, o Reinaldo tá com uma missão importante a cumprir no horizonte, uma novidade empolgante para quem quiser apoiar essa jornada artística! Em janeiro, ele irá representar nossa cidade no velho mundo, em Setúbal, na Casa Baía, e em Lisboa. Mas aqui está a cereja no topo do bolo: entre os doadores da vaquinha, será realizado um sorteio especial!
Se você valoriza a arte e quer não apenas apoiar o Reinaldo em sua missão cultural, mas também ter a chance de possuir uma obra de arte incrível, não perca essa oportunidade! Contribua para a vaquinha e quem sabe você será o sortudo a receber essa linda tela A igreja de São Benedito em tempos de primavera, óleo sobre tela 80x130 cheia de significado e beleza.
Cada apoio é uma participação no sorteio e uma forma de ajudar Reinaldo a levar o nome de nossa cidade e sua criatividade para além das fronteiras. Vamos juntos tornar essa viagem e esse sorteio um sucesso!