Convido cada pessoa a ADOTAR UMA HISTÓRIA e me ajudar a lançar alguns/mas pequenos/as escritores/as.
Sou professora do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, em um bairro popular de Salvador. Esse ano leciono para 50 crianças em duas turmas de 5º ano.
Como forma de incentivar o gosto pela leitura e também a criação literária, ao longo do ano desenvolvi um projeto para produção de livros autorais com as turmas, por meio da Plataforma Estante Mágica.
Cada criança escreveu e ilustrou sua própria história em relação ao tema estudado. A Estante Mágica (uma plataforma de projetos pedagógicos) transformará as histórias em livros e a escola realizará um dia de autógrafos para homenagear os/as autores/as junto com suas famílias. Essa ação será também a despedida das crianças da escola, uma vez que, em 2019 iniciarão o Ens. Fundamental II, em outra unidade escolar.
A turma do matutino escreveu sobre brincadeiras populares e a turma do vespertino escreveu sobre transformação da cidade, as temáticas foram escolhidas pelas crianças de cada turma.
Como culminância dessa produção, combinamos com cada família que seriam comprados dois livros junto a plataforma para cada criança. Para tanto, organizamos o pagamento de uma mensalidade de R$10,00 ao longo de oito meses, porém apenas 04 famílias tiveram condições financeiras para comprar os livros produzidos por seus filhos e filhas, que além de ser fruto de uma ação pedagógica, também será uma lembrança da saída deles do Ens.Fundamental I.
Visando incluir todas as 50 crianças no dia de autógrafos, a partir da ideia de uma amiga, construí essa vaquinha para tentar reunir um valor, em que possa comprar ao menos um livro para cada criança que a família não pode pagar.