Do Rio para Lisboa através do Rap!
3 jovens de periferia do Rio de Janeiro mostrando que tem algo a dizer
Essa "vakinha" simboliza uma conquista de 3 pessoas que buscam o reconhecimento de seus trabalhos individuais: Juliana Catinin (Mestranda em Etnomusicologia), Nyl MC (rapper/produtor cultural) e DJ Pirigo (DJ/produtor cultural).
O objetivo é levar o rapper Nyl MC e o DJ Pirigo para a defesa da dissertação de mestrado "O rapper como intelectual orgânico: um estudo etnomusicológico sobre Nyl MC e a emancipação na sociedade brasileira" de Juliana Catinin, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
O trabalho de mestrado foi feito a partir de um estudo de caso de Nyl MC como um intelectual orgânico do Rap no Rio de Janeiro. Além da apresentação da dissertação, está pré-agendado show de Nyl MC na Universidade Nova de Lisboa e em outras regiões do país.
Sobre Juliana Catinin
Juliana Catinin é autora de um trabalho de mestrado em Etnomusicologia que visa demonstrar, como também criticar, a efetividade do Rap como ferramenta de educação e crítica social. Para isso, sua escolha foi de fazer um estudo de caso de um rapper carioca que faz seus “corres” no cenário underground - Nyl MC. O trabalho visa apresentar Nyl como intelectual orgânico, conceito utilizado por Antonio Gramsci para descrever um indivíduo ou coletivo que, para além de uma produção de conhecimento ligado ao significado difundido de intelectual, eleva esse papel para um caráter educativo e de responsabilidade social.
A pesquisa se estrutura com os ideais horizontais de Paulo Freire, tendo em vista que a construção de um trabalho hierarquizado não condiz com o que é defendido no texto. Assim, para evitar essa contradição, que é umas das razões que faz perpetuar as bases estruturais de uma universidade excludente e elitista, consideramos importante a presença dos participantes nesse momento de exposição do conteúdo coletado e analisado durante o período de pesquisa.
Sobre Nyl MC
Nyl sem dúvida está em constante movimento na cena alternativa do Rio de Janeiro. Inserido na cultura Hip Hop através do Rap, ao mesmo tempo que dialoga com a cena do Rock e do Funk, o jovem de Irajá, Zona Norte da cidade, vem conquistando cada vez mais pessoas por onde passa.
Em carreira solo desde 2010, lançou em 2014 seu primeiro CD oficial pela produtora/selo musical NovaBlack, “Original da Pista”, explorando a diversidade sonora do Rap e a linguagem popular das periferias. De lá pra cá, lançou singles e clipes que tiveram boa recepção pela cena local como "Swinga Remix", "Pedaço do Céu" e "Afronta".
Foi um dos únicos representantes do Rap carioca que se apresentou no Boulevard Olímpico, espaço destinado para shows durante os Jogos Rio 2016. Na ocasião, lançou o show ‘’Um Novo Amanhecer’’, onde reúne a musicalidade da Black Music, a expressão corporal das danças urbanas e a contundência das suas rimas.
Amante e conhecedor do subúrbio, é uma dos grandes representantes da Cultura Hip Hop no Rio. É um dos fundadores e mobilizadores do LH2 - Leopoldina Hip Hop, evento que há 1 ano fomenta a cena da Zona Norte, provocando o encontro de novos nomes com artistas já consagrados. Atualmente lançou seu novo EP "Natural do Mundo", produzido em parceria com a marca Impt Lifestyle!
Sobre DJ Pirigo
DJ Pirigo é integrante do coletivo BGK, que realiza a Roda Cultural no Largo do Bicão e os eventos BGK.ria e BGK.rime. Vem marcando presença em festas e casas da cidade que abrem espaço para as novidades na cena do Hip Hop, Funk e Black Music em geral como FAU, Doom, Baile da Gaiola, Teatro Odisséia, Ganjah Lapa, Void Madu, dentre outros