O Ballet Na Ponta dos Pés, nasceu a partir do sonho de uma jovem bailarina e ex-atleta de Ginástica Ritmica de continuar dançando, mas que infelizmente não seria possível. A jovem, que 2011 foi uma das representantes brasileiras no GYMNAESTRADA, maior evento de ginástica do mundo, é Tuany Nascimento, moradora do Morro do Adeus uma dos comunidades do Complexo do Alemão, RJ.
Tuany encontrou na dança uma forma de enfrentar todos os desafios que uma menina negra e da favela poderia encontrar. Vendo em suas dificuldades o sonho de ser uma bailarina desmoronar, a jovem decide parar de dançar para trabalhar. Mas para não se ver tão distante do seu amor pela dança, resolve montar um projeto social, dentro da sua própria comunidade.
O projeto visa formar e transformar a vida dessas meninas através da dança, ensinar conhecimentos técnicos e teóricos do balé clássico, para meninas na faixa etária de 3 a 18 anos de idade. O intuito é plantar nelas a ideia de crescer de forma diferente, se valorizando e se reconhecendo parte da sociedade . As atividades são totalmente gratuitas. E a única exigência é que todos estejam matriculados na rede de ensino (pública ou privada). Hoje fazem parte do Ballet Na Ponta dos Pés cerca de 37 meninas. Todas com um sonho em comum: Serem bailarinas!
Este é o único projeto da comunidade, e não possui nenhum tipo de apoio ou subsídios de instituições ou do governo. As aulas são ministradas na quadra da comunidade do Morro do Adeus, que é um local aberto, sem os aparatos adequados para uma aula de balé, sem espelho, sem barra e pricipalmente, sem segurança. Por diversas vezes as aulas são interrompidas devido ao constante conflito na região. A luta atual é para conseguir finalizar a obra da sede do projeto, um Centro Comunitário, livres dos tiroteios, que será não apenas um espaço adequado para as aulas de dança, mas também um espaço cultural.
A obra esta na fase de acabamento, no entanto não temos mais recursos para finalizarmos nosso espaço (falta recurso para a parte elétrica, hidráulica, tintas, janelas, portas etc) e precisamos de ajuda para conseguirmos ter um local mais que sonhado.
O valor indicado nessa Vakinha foi estimado por Tuany Nascimento, e inclui materiais de acabamento para as obras do local e ajuda de custo para os pedreiros voluntários (Avô e Tio de Tuany) + a taxa do site. TODO O VALOR ARRECADADO (após dedução da taxa do site) será destinado ao Projeto Na Ponta dos Pés em foco na finalização da sede. Então, mesmo que ultrapasse a meta, o valor arrecadado irá alavancar o sonho dessas meninas ainda mais!
NOTA DE AGRADECIMENTO E ESCLARECIMENTO
GOSTARIAMOS DE MAIS UMA VEZ, ASSIM COMO FIZEMOS PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS E TAMBÉM POR EMAIL PARA CADA DOADOR, AGRADECER A TODAS AS PESSOAS QUE COLABORARAM PARA QUE NOSSO SONHO SE TORNASSE REAL.
COM O VALOR ARRECADADO AQUI, ANTES MESMO DE ENCERRAR A CAMPANHA COMPRAMOS UMA DAS PORTAS DA SALA, CIMENTO, AREIA, REPOMOS MATERIAL QUE FOI ROUBADO DOS PEDREIROS (INFELIZMENTE POR NÃO TERMOS PORTAS E JANELAS ALGUMAS COISAS FORAM FURTADAS), E TODA PARTE ELÉRICA E HIDRAÚLICA. E MAIS QUE MERECIDAMENTE PAGAMOS OS PEDREIDOS (NÃO COM O VALOR QUE REALMENTE VALE A MÃO DE OBRA DO QUE ELES FIZERAM, MAS PAGAMOS).
E COMO UM SONHO RECEBEMOS TODO O RESTANTE QUE PRECISAVAMOS DO PROGRAMA CALDEIRÃO DO HUCK, QUE VAI AO AR AMANHÃ DIA 31/08, ACOMPANHEM O QUE ROLOU E TODO O PROCESSO DE LUTA E VITÓRIA QUE TIVEMOS, GRAÇAS AO APOIO DE CADA UM DOS ANJOS QUE APARECERAM NO CAMINHO DO PROJETO NA PONTA DOS PÉS.
MUITO OBRIGADA,
TUANY NASCIMENTO
Para mais informações acesse:
https://www.facebook.com/balletpnapontadospes/
Twitter: @NaPontadosPes ou @tuany_n
Instagram: @projetonapontadospes ou @tuany_nascimentoo
Obs: Conforme a meta for atingida, postarei nas mídias sociais do Projeto (listadas acima) todo processo de evolução da obra.