"Retratos de Chumbo, as Rosas que Enfrentaram os Canhões", do Grupo de Teatro João Teimoso, com Texto e Direção de Oséas Borba Neto, foi o texto escolhido para o Grupo comemorar seus 18 anos de fundação e resistência cultural. Retrata os Anos de Chumbo da Ditadura Militar pela ótica da mulheres que Lutaram, Foram Presas e Torturadas nestes anos sombrios de nossa história. É uma obra de ficção recheada de dados históricos, baseada em muita pesquisa, entrevistas e relatos de mulheres e companheiros que estiveram presentes neste periodo da Ditadura Militar no Brasil.
O Grupo João Teimoso sempre teve participação ativa nas lutas da politica cultural nos três niveis de governo. Chegamos inclusive a sermos aconselhados a arquivar o projeto, já que vivemos periodos tão dificeis para se tratar deste tema no pais. Mas acreditamos que mais do que nunca se faz necessário lembrarmos a nossa história e mostrarmos o que realmente aconteceu, para que fatos semelhantes não tornem a acontecer. E mais do que nunca NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM.
Vamos estreiar no dia 09 de Agosto ás 20 h no Teatro Hermilo Norba Filho no Bais do Apolo, no Bairro do Recife. Recife-PE. E pretendemos depois de realizarmos as apresentações já agendadas, circular com este espetáculos em todos os lugares que conseguirmos chegar.