O Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (GERAM), liderado pelo Prof. Dr. Tito Barros Leal, em funcionamento na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e devidamente registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2016 vem desenvolvendo trabalhos e ampliando a produção histórico-historiográfica em torno dos dois recortes temporais sobre os quais se debruça: a antiguidade e o medievo.
No concernente ao mundo antigo o grupo tem se dedicado a estudar as tragédias gregas (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes) e as comédias gregas e romanas (Aristófanes e Plauto). Já no tocante ao mundo medieval as atenções se voltam para a península ibérica e as poesias galego-portuguesas (séc. XII ao XIV) e para o estabelecimento da religião cristã na península.
O norte orientador de todos os estudos produzidos no GERAM é a Teoria da Residualidade Literária e Cultural, base teórica em desenvolvimento desde 2002 pelo Prof. Roberto Pontes (Dep. Literatura UFC).
Atualmente o GERAM conta com um grupo composto de 1 professor da casa Líder); 2 professores convidados; 10 alunos de graduação e 2 de pós-graduação (mestrado).
Apesar do pouco tempo de funcionamento, a produção do GERAM já tem circulado o Brasil, com trabalhos apresentados em Petrolina-PE, no IV Encontro de História Antiga e Medieval de Pernambuco; em Fortaleza-CE, na VII Jornada de Residualidade Literária e Cultural e em São Luís-MA, X Encontro Nacional de História Antiga do Grupo de Trabalho em História Antiga da Associação Nacional de História (GTHA/ANPUH).
Agora é chegada a hora de internacionalizar nossas atividades.
Além do líder do grupo, 4 alunas tiveram seus trabalhos aceitos em um dos mais importantes encontros de História Medieval, o International Medieval Meeting Lleida, evento que já vai para sua 9ª edição.
Diante dos cortes de verbas que tem se abatido sobre a Universidade brasileira vimos, por meio desta, solicitar a ajuda de cada um no sentido de viabilizar os custos de passagens, hospedagem e alimentação das alunas, garantindo-lhes importante momento em suas formações.