A HORA É AGORA!
Depois de dois anos sem Carnaval, uma pandemia que parecia não ter fim, e um governo fascista, mentiroso e desumano, resistimos e sobrevivemos - graças às deusas - e estamos aqui para fazer um Carnaval apoteótico!
Como todes sabemos, o custo de vida aumentou muito e o do Carnaval também. Tivemos que adaptar nosso orçamento a essa nova realidade, que infelizmente será muito mais onerosa que a dos anos anteriores. Vamos precisar do apoio de todes para alugar nosso trio elétrico e sair na terça-feira de Carnaval.
Por isso lançamos a campanha "VOCÊ ME ABRE SEU BOLSO E A GENTE FAZ UM CORTEJO”, numa brincadeira amorosa com o tema do cortejo deste ano — uma citação da música Fullgás, da rainha sapatona Marina Lima: "Você me abre seus braços e a gente faz um país".
Bora juntes construir esse país-cortejo com a gente?! SEGUUUURA porque esse caminhão não vai parar!
SOBRE A TRUCK
A TRUCK é um bloco de Carnaval construído coletivamente por e para mulheres lésbicas e bissexuais, cis ou trans, e pessoas não-bináries ou transmaculinos que se identifiquem com nossa luta. Por aqui não tem espaço para machismo, transfobia, bifobia, lesbofobia, racismo, fascismo, classismo e outras opressões de minorias.
Nascemos em abril de 2018, em Belo Horizonte e, desde então, oferecemos oficinas de bateria, dança e percepção musical para mais de 300 pessoas, seja com o objetivo de participar do cortejo ou através do projeto TRUCK DO DESEJO EXPANDIDA, via Fundo Municipal de Cultura. Além disso, durante a pandemia, iniciamos uma ativa produção de conteúdo virtual com podcasts, entrevistas, lives, festas e saraus. Ainda realizamos a Truck Solidária, em parceria com o MLB e a Rede POC, para a arrecadação de cestas básicas e kits de higiene para mulheres cis/trans/lésbicas/bissexuais e/ou chefes de família.
A TRUCK conta com uma banda base formada por mulheres e pessoas não-bináries com trajetória conhecida na cidade: Andrezza Cajá (percussão e regência), Daniela Milena (percussão e regência), Débora Ventura (voz), Fernanda Branco Polse (voz), Gana Rodriguez (dançarine e coreográfe), Isabella Figueira (percussão e regência), Larissa Horta (baixo e vocais), Lygia Santos (voz) e Verônica Zanella (direção musical, guitarra e vocais). Além de contar também com Lara Sousa (produção, loja e redes sociais), Márcia Bueno (produtora cultural) e Marília Fiúza (fotografia).
Nos cortejos de Carnaval em Belo Horizonte, reunimos participações de diversas artistas LB de destaque, como Aíla, Clara Tannure, Maíra Baldaia, Bia Nogueira, Nívea Sabino e Josy.Anne. Já nas rodas de conversa presenciais, tivemos importantes nomes do ativismo LBT+, como Giovanna Heliodoro (TransPreta), Jamine Miranda (Preta Caminhão), Nayara Garófalo (Angola Janga), Eliane Dias e Juhlia Santos.
O estereótipo da sapabi-caminhoneira é nosso discurso alegórico motor e com ele ocupamos as ruas da cidade com a multiplicidade das nossas existências e desejos. Esse era o nosso sonho: ser, além de um bloco de Carnaval, um espaço seguro para sapabis em toda sua diversidade demonstrarem sua afetividade e carnavalizar <3
CORTEJO 2019
Em março de 2019, fizemos nosso primeiro cortejo no Carnaval de Belo Horizonte. Marcamos presença com um cortejo emocionante - e lindo! (como se pode ver nos registros) - construído coletivamente, que contou com o talento e trabalho artístico des integrantes do bloco. Também foi marcante o caráter de resistência e luta do bloco, ao desfilarmos pelas ruas da cidade nosso orgulho lésbico e bissexual. Nesse primeiro cortejo, contamos com aproximadamente 100 mulheres nas alas da bateria e dança e tivemos um público estimado de 10 mil pessoas.
CORTEJO 2020
Em 2020, reunimos um público de mais de 30 mil pessoas, com 120 integrantes nas alas de dança e bateria. Graças ao apoio que tivemos de quem confia e curte nosso trabalho, conseguimos um trio maior e melhor, com carro de som e de apoio, e ainda fizemos melhorias na estrutura do bloco, como oficinas de percepção musical para as integrantes da bateria.
CORTEJO 2023
Como não podia deixar de ser, o cortejo de 2023 será na terça-feira de Carnaval, na Avenida Augusto de Lima, no Barro Preto. Neste ano, que será muito marcante com o retorno do bloco à rua após a pandemia, e que é o objetivo dessa vakinha, trazemos o tema “Você me abre seus braços e a gente faz um cortejo”. Esse tema simboliza muito a luta do bloco pela construção de um espaço acolhedor e contra todas as formas de preconceito: LGBTfobia, racismo, capacitismo, gordofobia. Queremos que esse espaço transborde para um novo país, onde os encontros, a arte e a alegria simbolizem um futuro melhor para todes nós.
Para isso, convocamos a ajuda de todes que puderem nos ajudar! Precisamos de 30 mil reais para custear o trio. Por isso 30k é a primeira meta da nossa campanha.
Para termos (novamente) um cortejo lindão, com som impecável, participações especiais, desenvolvimento cênico, cenografia bapho, figurinos, captação de vídeo, captação de áudio, caminhão-pipa, equipe de apoio, água gelada – e tudo de maravilhoso que tivemos em 2019 e em 2020 –, precisamos de dinheiro.
Assim, a segunda meta, no valor de 50k, garantirá não só o aluguel do trio como também a contratação de brigadistas, equipe de apoio, alimentação, estrutura de trio e sonorização, alegorias e confecção de figurino para banda e regentes, registro fotográfico, vídeo e produção do cortejo. Tudo isso para construir uma festa segura e linda de viver!
Importante ressaltar que a Truck está participando da concorrência interna de patrocínio de algumas marcas — tanto via Lei de Incentivo à Cultura da SECULT, quanto por patrocínio direto. Porém, não temos nenhuma garantia de conseguir, nem sabemos quando esses processos serão concluídos, tendo em vista a morosidade de editais e negociações.
CONTAMOS COM VOCÊ para colocar nosso caminhão na rua! Compartilhe, colabore e vamos juntes nessa!!! <3
FOTOS CORTEJO 2020
Foto: Carnaval de BH
Foto: Carnaval de BH
Foto: Mayara Laila
Foto: Lucas Lobato
Foto: Carol Reis
Foto: Beth Freitas
Foto: Beth Freitas
Foto: Beth Freitas
Foto: Natália Castro