A obra “Pilares Vivos”, instalação de autoria da natalense Jéssica Bittencourt, foi selecionada entre quase 300 trabalhos do mundo todo para ser exposta na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. É a primeira vez que ocorre do Rio Grande do Norte contar com uma representante no evento, que já está em sua 13ª edição.
Jéssica Bittencourt, que além de artista visual é também arquiteta, urbanista e professora, se reporta às adversidades da cidade contemporânea, tendo como foco o problema crescente da desigualdade socioespacial. Para isso, Jéssica reproduz as dimensões e algumas das condições do interior dos pilares da ponte Newton Navarro, um dos principais cartões postais da cidade de Natal, e que tem servido hoje, também, de abrigo para pessoas em situação de rua da região.
A instalação denúncia de Jéssica, que esteve anteriormente no SESC Cidade Alta (2018) e no XVIII ENAMPUR (2019), integrará dessa vez a exposição "Produções Insurgentes" da Bienal Internacional de Arquitetura junto de outros 22 trabalhos com temática de impacto social.
“Pilares Vivos é, por todas as questões sociais e espaciais que evidencia, uma obra relevante às discussões de contemporaneidade e direitos humanos, especialmente sensível em suas escolhas, e notável pela experiencia psicológica e sensorial que proporciona”, conta a assistente de produção Stephanie Bittencourt.
Infelizmente, o projeto não conseguiu financiamento para a sua execução na Bienal SP.
O objetivo dessa Vakinha, é portanto, arrecadar fundos para a MARCENARIA do pilar da ponte Newton Navarro na Bienal SP:
Para transportar o público para a atmosfera das ocupações dos pilares da Ponte Newton Navarro, o projeto propõe a sua reprodução a partir de uma estrutura em MDF cru nas mesmas dimensões 3x3m com 5,5m de altura. Utiliza-se da fotografia (lambes), o som (depoimentos dos moradores) e iluminação (lanternas usadas pelos visitantes), simulando algumas das condições de moradia nesse espaço.
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
OS MATERIAIS NECESSÁRIOS SÃO:
32 chapas 15mm MDF cru
2 chapas 9mm MDF cru
2cx parafuso 4x45
1cx pino 40
Será necessário aluguel de andaimes e cintos de segurança.
*É aceito de bom grado, qualquer doação de agasalhos\roupas e alimentos não pereciveis, a ser entregue as pessoas em situação de rua do bairro da Redinha.
O evento está previsto para iniciar no dia 27 de maio, indo até o 17 de julho, em São Paulo, e é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABSP).