Família, amigas, amigos, conhecidas/os, desconhecida/os.
Para quem conhece a nossa história, já antecipo que vocês vão vibrar muito com a gente!
Para quem não conhece, vou resumir rapidinho: eu, Carina, adotei a Sharon em janeiro de 2019, quando ela tinha 15 anos. De lá pra cá, mais de quatro anos se passaram e a Sharon conquistou e realizou muitas coisas: terminou o curso de inglês com 100% de presença ao longo de três anos; terminou o Ensino Médio com a nota mais baixa de 8,5 no boletim; passou em seleções concorridas de música; foi ao Rock in Rio de graça como convidada de uma das suas bandas preferidas... Enfim, a Sharon pegou os limões da vida e transformou em uma limonada docinha, docinha. O que já era limonada, ela soube saborear muito bem, como num belo dia de calor.
Agora para ambos, quem nos conhecia e quem acabou de conhecer: a Sharon, que passou praticamente toda a vida escolar na escola pública, que estudou em cursinho popular durante o terceiro ano, foi aprovada para estudar Biologia na Universidade do Porto, em Portugal!!!
Estamos extremamente felizes, orgulhosas, emocionadas e, não vou negar: um pouco assustadas.
A Sharon está aplicando para viver nos dormitórios da própria universidade. Ela já trabalha aqui e tem muita clareza de que vai seguir trabalhando lá em Portugal (o visto dela permite). Ela vai trabalhar para se manter, como tantos de nós fizemos e fazemos durante a faculdade.
A questão que nos preocupa é o pontapé inicial. São os gastos – altos – do primeiro momento. Os gastos em Euro enquanto ganhamos em Real são pesados. Uma vez que ela comece a trabalhar (ela se muda em agosto e já quer começar a trabalhar assim que chegar), vai ganhar em Euro e se organizar por lá. A Sharon é super organizada e responsável com dinheiro, assim como eu, Carina.
É claro que estamos fazendo o que podemos para apoiá-la financeiramente, mas estamos com medo de não ser o suficiente nesse momento inicial, tão específico, e não queremos meter os pés pelas mãos e nos atrapalhar em um momento tão delicado.
Como muitas pessoas queridas já nos escreveram ou ligaram dizendo “quero dar um presentinho em dinheiro para ela”, depois de muito conversarmos, a Sharon mesma sugeriu que eu organizasse essa vaquinha.
Tem gente que deve pensar “é muito cara de pau fazendo vaquinha”, “a filha não é minha, se vira”. Já eu penso que vem de um lugar de humildade. De saber que, às vezes, precisamos de ajuda. E tudo bem.
“Filho a gente cria para o mundo” e “é necessário uma comunidade para criar um filho” são frases muito verdadeiras. Eu não criei a Sharon sozinha. E quando preciso de ajuda para que ela possa voar mais alto, eu grito para a minha comunidade. Peço à nossa rede de apoio, que é sempre presente e especial.
Aliás, sabemos que alguns dos sonhos que ela realizou nesses últimos quatro anos, desde que veio para casa, só foram possíveis graças a vocês.
Sabemos que a Sharon é muito amada por tanta gente e somos todas extremamente gratas por isso.
Qualquer valor será muitíssimo bem-vindo. Qualquer valor será presentão para ela. E uma ajuda enorme para nós.
Obrigada desde já. Eu só posso agradecer sempre.
Sinto que tudo que eu me dedico a fazer pelos outros sempre volta pra mim vezes três. Que a ajuda que nos derem volte para vocês com mais força ainda.
Deixo, abaixo, o texto que escrevi no dia que ficamos sabendo que ela havia sido aprovada. Espero que gostem.
Um beijo em cada coração e, mais uma vez, o nosso mais profundo e sincero muito obrigada!
“Hoje, 30/03/2023, foi um dos dias mais marcantes de toda a minha vida. Passa um filme na minha cabeça. É muita felicidade, orgulho e emoção. Tudo muito intenso. Tudo muito misturado. Lembro da primeira vez que a vi. Lembro da certeza que tive de que eu havia a encontrado. Nossa filha é resiliência, força, determinação. Desde criança ela estava determinada a não ser só uma estatística. Hoje, no caminho para e durante a nossa comemoração em família, conversamos bastante. Ela relembrou momentos e fases da vida. Disse que, quando criança, antes de ser acolhida, sonhava em ir pra escola. Desde que esse sonho se realizou, ela sempre levou a escola a sério. Sempre deu claro valor à educação. O resultado se comprovou hoje. A pequena menina em situação de extrema dificuldade que sonhava em ir pra escola; a menina que cresceu em um sistema de acolhimento dos 7 aos 15 anos; que foi adotada em plena adolescência, agora vai cursar Biologia na Universidade do Porto, em Portugal. A nossa filha vai ter o enorme privilégio de fazer um curso superior na Europa. Ela entrou na escola atrasada; fez o ensino fundamental em escola pública; o médio em uma das únicas escolas particulares que eu conseguiria pagar; estudou, paralelamente ao terceirão, em cursinho popular todos os sábados, o dia todo; e agora provou, mais uma vez, que ela pode e ela vai. Nossa filha agora é universitária. Me sinto realizada vendo ela feliz. Me sinto realizada por poder proporcionar isso a ela. O orgulho se transforma em lágrimas e sorrisos. Sigo vendo as imagens, os flashbacks. O mundo é teu, Sharon. Siga lutando. Siga sendo exemplo pra tanta gente. Já te dissemos: tu é única e muito especial. Faculdade na Europa! É mais um capítulo que tu ta escrevendo nessa tua impressionante jornada de vida. Nós estaremos sempre te apoiando, zelando por ti e celebrando a tua vida e as tuas realizações! Te amamos! Parabéns, mais uma vez, por mais esta enorme conquista!
E o nosso mais sincero muito obrigada a todas e todos que fazem parte da história da nossa filha e da nossa família! Juntos somos muito mais fortes!”