Semana Chico Mendes
Organizada desde 1993 pelo Comitê Chico Mendes, a Semana Chico Mendes inicia sempre em 15 de dezembro, dia do nascimento do ambientalista e dura até 22 de dezembro, data em que Chico foi assassinado.
É um importante momento para celebrar o legado de luta e de preservação das florestas e dos povos que nela habitam, por isso, a programação inclui palestras, oficinas, workshops entre outras atividades que debatem e trazem reflexões sobre o Legado de Chico Mendes para o mundo.
A abertura sempre acontece com a entrega do Prêmio Chico Mendes, que tem o caráter de reconhecimento a pessoas e instituições que sempre contribuíram com suas ações para o bem estar da floresta e seus povos.
Este anos as atividades aconteceram parte na Universidade Federal do Acre e parte em Xapuri, cidade do líder sindical Chico Mendes.
Comitê Chico Mendes
O Comitê Chico Mendes é uma articulação em Rede de companheiros e amigos de Chico Mendes, ativistas socioambientais que se identificam com a luta de Chico. Foi criada logo após o assassinato com dois objetivos: exigir das autoridades policiais e judiciárias a apuração, o julgamento e a condenação de seus assassinos e dos mandantes; e divulgar em âmbito nacional e internacional os ideais e legado de Chico Mendes.
O valor arrecadado será dividido em: 50% Semana Chico Mendes; 30% Prêmio Chico Mendes #Resistência Pela Amazônia; 10% Transporte; 10% Comunicação.