Assista ao nosso vídeo e entenda um pouco mais sobre o nosso projeto: https://drive.google.com/file/d/1ODaQSq5ze3oT9i7QvYQOUsTPEIRVqvz5/view?usp=sharing
O Projeto Escola sem Frio é uma atividade em desenvolvimento na disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana.
O Projeto, elaborado pelos alunos Cezar Eduardo Rossi, Beatriz Ardenghi e Felipe Zatt através da orientação da professora Ma. Cristina Munarski Jobim Hollerbach, tem o objetivo de arrecadar fundos para a confecção de casacos para crianças carentes de uma escola pública.
Na cidade de Santa Maria, existem muitas situações de risco, como a da comunidade Estação dos Ventos, uma vila, de ocupação localizada entre o rio Vacacaí Mirim e os trilhos de trem, com 30 anos de existência e dificuldades sociais e econômicas à medida que sua população aumenta, onde a pobreza nesta localidade é gritante. As crianças que nela moram, tem uma experiência de vida social muito restrita, levando para a escola em que estudam um pouco do comportamento de como vivem na localidade, falam palavrões, têm atitudes mais violentas nas brincadeiras e reproduzem o que acontece na vila.
A baixa renda traz outras consequências para as crianças, como a restrição no vestuário, principalmente no inverno, o qual provoca doenças e às vezes atrapalha na aprendizagem e acaba tirando as crianças da escola. Estando bem aquecidas, elas se sentem motivadas e inspiradas para irem à escola, aumenta o sentimento de pertença e autoestima por terem um casaco que as identifiquem em qual escola estudam.
A instituição escolhida para o projeto foi a E.E.E.F. Professora Celina de Moraes, uma escola de Ensino Regular diurno e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada que atende a um total de 177 alunos e que fica localizada no bairro KM3. É dirigida pela professora Eunice Teixeira como diretora e pela professora Verginia Flôres como vice-diretora. Os alunos ingressam na escola a partir da 1ª série, que neste ano de 2022 tem em torno de 18 alunos.