“ Caixinhas do Sul era uma cidade que ficava nem perto nem longe. La vivia Quim, um menino que vendia doces na praça. Todos os dias as coisas aconteciam do mesmo jeito. Até que um dia...”
Qual o segredo das caixas? Por que exercem um fascínio tão grande? O mistério sobre seu conteúdo, a expectativa do momento da abertura, as infinitas possibilidades de tamanho e formato, tudo isso faz das caixas objetos particularmente atraentes na visão das crianças . A proposta do espetáculo “ O Enigma das Caixas ” é a de interagir de forma lúdica e descontraída com clássicos da literatura que falam sobre mitos (Pandora, Zeus) e com obras que transcenderam o tempo e se perpetuaram, como O Pequeno Príncipe e Otelo. Partindo disso, é contada a história de Quim (Joaquim), um menino que vive em Caixinhas do Sul, e que além de vender balas na praça central gosta de inventar histórias. Certo dia, ele encontra um homem que carrega um saco contendo várias caixas, o Senhor das Caixas, e delas são tiradas histórias que levam o menino a sonhar e criar outras histórias, com personagens imaginários, fazendo menção ao mistério criado pelas caixas e remetendo o público a uma série de significações e intertextualidades.
TEMPORADA : De 08 a 30 de junho no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, sábados e domingos às 16h. No dia 30 sessão com tradução em LIBRAS.
FICHA TÉCNICA
direção...PAULO GUERRA
texto......ELÔ FERNANDES e HELÔ BACICHETTE
elenco....CARLOS PAIXÃO...Senhor das Caixas
JONY PEREIRA...Otelo
MAURÍCIO SCHNEIDER...Joaquim
RENATA STEIN...Bruxa Desdêmona
NETO FAGUNDES...Bastão (voz em off)
figurinos...TITI LOPES
cenografia...JONY PEREIRA
trilha sonora original...BEN-HUR BORGES
objetos cênicos em tecido... ISOLDE e MAURÍCIO SCHNEIDER
objetos cênicos em madeira....JONY PEREIRA
maquiagem...SIL GOLLMANN
iluminação...ANILTON SOUZA
arte...SANDRO KA
videomaker.....KETHYENE MEGINE SPERHACKE
coreografias....RENATA STEIN
fotos..........TOM PERES
operação de som...FABIO CUNHA
“A felicidade cabe dentro de uma caixinha” letra adaptada de SAMUEL SODRÉ e GERSON TOIGO
assessoria de imprensa...AMANDA HAMERMÜLLER e THAYSE UCHOA
assessoria psicopedagoga...ANDRÉA KORENOWSKI URANGA
assessoria comercial...LUCIANA FAGUNDES
bilheteria...GIOVANI VALÉRIO
produção...PAULO GUERRA
realização...CIA HALARDE DE TEATRO XXIX ANOS
outono | 2019
PAULO GUERRA
DIRETOR/PRODUTOR
TROFÉU TIBICUERA DE PRODUÇÃO EM 2005, 2004, 2002, 2001, 2000, 1995 e 1994
Fundou a Cia Halarde de Teatro, que em 2019, completa 29 anos de atividades. Iniciou sua carreira em 1983 como ator, integrando o Grupo da Casa da UFRGS e logo em seguido o Grupo Boca de Cena.
Em 1990 estreou como diretor e em sua trajetória os seguintes espetáculos: “A PEÇA DO TILINHO”, “OS TRÊS PORQUINHOS” “MOGLI”, ”A SUPERBRUXA”, ,“ALADIM” “S.0.S. A VIDA ÍNTIMA DE SELMA”, “FAMÍLIA MONSTRO” “CAÇADORES DE AVENTURAS” , “O DIÁRIO DA BRUXA ELVIRA, “OFF-LINE”, “CARA DE ANJO” , ”GURIZADA MEDONHA”, “PÉ DE PILÃO” ,“DONA GORDA”, “APRENDIZ DE FEITICEIRO”, “CABEÇA DE PAPEL” “RAINHA DO LAR” , ”CHAPEUZINHO AMARELO”,“DOIS DE PAUS” , “OS TRÊS PORQUINHOS” ,”ENTRE NÓS”, “ANJO DA GUARDA” “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO” , ”NÃO CONTE A NINGUÉM” e “ GURIZADA MEDONHA ”.