GEPIT – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
TENTATIVA DE ESTABELECER PARCERIAS
A ESEBA/UFU – Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândiavem por meio deste, encaminhar informações e apresentar as propostas de um grupo de pesquisa que foi formado na escola no ano de 2010, ganhando novas perspectivas no ano de 2014 e sendo reconhecido oficialmente dentro da unidade no ano de 2015, por meio de avaliação do Conselho Pedagógico Administrativo da ESEBA.
O GEPIT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovações Tecnológicas é constituído atualmente por cinco professores orientadores e dezoito alunos, do ensino fundamental e médio (alunos que trabalham com projeto de extensão),que se reúnem semanalmente. Nesses encontros os alunos se organizam em grupos menores, onde realizam as atividades de pesquisa. Os trabalhos de pesquisa realizados por esse grupo estão relacionados ao eixo de sustentabilidade, que se apoiam em quatro pilares: ambiental, econômico, social e cultural, onde as propostas de pesquisas têm como princípio ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis, socialmente e culturalmente justas e igualitárias.
Atualmente a ICD - Iniciação Científica Discente na ESEBA acontece de forma voluntária, similar a Iniciação Científica que acontece no Ensino Superior, onde os grupos de trabalhos de professores e alunos são formados por afinidades relacionadas aos temas pesquisados.
Maísa Gonçalves da Silva – professora efetiva da área de matemática, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora e orientadora do grupo GEPIT.
Fellipe André Diniz Prudente - professor efetiva da área de matemática, da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora e orientadora do grupo GEPIT.
Wilma Pereira Santos Faria - professora efetiva da área de matemática, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, orientadora do grupo GEPIT.
Ariane de Souza Siqueira e Débora Cristina de Oliveira Silva Nunes - professoras efetiva da área de ciências, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, orientadora do grupo GEPIT.
Youry Souza Marques e Debora Regina da Silva– alunos de graduação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, orientadores do grupo GEPIT.
Caroline Martins Araújo, Ramon Pinheiro de Oliveira – alunos de graduação do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Uberlândia, orientadores do grupo GEPIT.
Brenda Ramos Silva – aluna de graduação do curso de licenciatura em nutrição da Universidade Federal de Uberlândia, orientadores do grupo GEPIT.
Alida Teixeira Souza Silva, Andressa de Paula Mendes, Arthur Rodrigues Carvalho, Arthur Cunha Pena, Bruno Álvares de Melo Silva, Clara Cristina de Oliveira, Davi Dias Santiago, Filipe Santana Silveira, Frederico Pires Ferreira, Gustavo Braga de Melo, Heytor Cunha Rocha, Isabella Bernardes Freitas, Jean Victor da Silva Santos, João Emanuel Zilli dos Santos, Kenzo Massuda Palhares, Kristen Pavarine Pereira, Luis Felipe Garcia, Maria Clara de Melo Silva, Murilo Cesário da Costa, Pedro Augusto Alves Coelho Naves, Pedro Miguel de Oliveira Baliano, Vitor Gonçalves Melo Aguiar, Ana Laura Lousa Silva, Julia Gonçalves Soares, Julia Nascimento Oliveira, Maria Fernanda Santos Silva, Mariana Vedovato Zuffi, Giovana Cunha Sales Verissimo, Yasmin Kitayama, Cláudio Ferreira Nogueira, Louryel Henrique Nogueira Alves, Lothar Matthaeus Andrade e Bueno – alunos regularmente matriculados e/ou possui vínculo com a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia por meio do grupo GEPIT.
Maísa Gonçalves da Silva
Telefone: (34) 98801-3034
E-mail: maisasilva.eseba@gmail.com
Wilma Pereira Santos Fara
Telefone: (34) 992017397
E-mail: wilmasantosfaria@gmail.com
Ramon Pinheiro de Oliveira
Telefone: (34) 984351768
E-mail: ramonpinheiro284@gmail.com
Fellipe André Diniz Prudente
Telefone: 992603456
E-mail: fellipe.andre1997@gmail.com
A FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possam experimentar o fazer ciências. Além de ser um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores a feira também se dispõe a ser uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da disseminação e da popularização do conhecimento, instigando a criatividade, a inovação e o uso de novas tecnologias. A presença da comunidade incentiva as habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa e abre oportunidade para instigar o desenvolvimento da curiosidade científica, em suas dimensões histórica, social e cultural, considerando os questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes envolvidos. Dessa forma a FEBIC se disponibiliza a ser uma forma de socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades tanto buscadas nos objetivos pedagógicos e na transversalidade didática. Nesse ano ocorrerá entre 09 e 13 de Setembro de 2019 em Jaraguá do Sul, SC, Brasil. Mais informações no próprio site da FEBIC <https://www.febic.com.br/>