Essa vaquinha tem por objetivo a realização do 3° Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe, no qual serão debatidos os desafios atuais das mulheres Latino-Americanas e Caribenhas em sua luta pela construção de um continente mais justo e soberano. O Encontro acontecerá em Brasília nos dias 21, 22 3 23 de Julho.
Por que o 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe é necessário?
Em pleno século XXI, a mulher continua submetida ao trabalho doméstico, assumindo sozinha os cuidados da casa, a educação dos filhos e também cuidando dos familiares doentes e idosos. Com o crescimento da exploração capitalista, nós, mulheres da América Latina e Caribe, sofremos uma pesada dupla jornada de trabalho. A situação fica mais difícil, pois em quase todos os países faltam creches, lavanderias coletivas, restaurantes públicos, moradia digna, salário igual e proteção à violência, para que as mulheres melhorem suas condições de vida. Uma das consequências de tudo isso é o dado alarmante de que 70% dos pobres do mundo são mulheres.
Tudo isso é fruto de séculos de colonização, dependência econômica e submissão ao imperialismo. Assim, avançar a organização e a luta das mulheres na conjuntura política latino-americana é urgente e necessário. Percebemos, felizmente, uma crescente participação das mulheres nas mobilizações do nosso continente, tanto nas lutas por igualdade, políticas públicas, direitos básicos e por uma sociedade mais justa para todes.
Diante dessa realidade, vários movimentos de mulheres da América Latina e do Caribe se uniram para organizar um espaço em que pudessem debater todas essas questões. O resultado dessa união foi que em 2015, aconteceu o 1° Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe, que ocorreu de 25 a 27 de setembro, na República Dominicana, país onde viveram, lutaram e foram martirizadas as irmãs Mirabal. O evento teve a participação de cerca de 500 mulheres, de 13 países, com o tema "Em defesa de nossos direitos". Uma delegação de 29 brasileiras, de nove Estados, coordenada pelo Movimento de Mulheres Olga Benario, marcou presença.
O 2º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe aconteceu na Universidade Central de Quito, no Equador, nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018. Estiveram presentes 400 participantes internacionais e 500 delegadas locais, demonstrando a força revolucionária das mulheres. A delegação brasileira foi composta por 16 mulheres. O Encontro ainda contou com um ato político contra o avanço do fascismo na América Latina, em especial no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Esse ato também foi um apoio à manifestação no Brasil contra o avanço do fascismo e pela campanha internacional #EleNão.
No encerramento do encontro, foram aprovadas as resoluções finais e o próximo país a realizar o 3º Encontro, cuja sede será o Brasil, em 2023. Por isso, contamos com sua ajuda para que o evento aconteça e que possamos seguir lutando pelas Mulheres da América Latina e do Caribe.