"João ou Eu Só queria ver os Pássaros" é o quarto espetáculo do Grupo de Teatro Para Eu Parar de Me Doer, que se alimenta de memórias afetivas do ator e sua relação com sua irmã que nasceu Diego, mas desde cedo não se reconhecia como tal, construindo seu plano de voo em busca de sua verdadeira identidade de gênero: Sarah. E, também, de relatos sobre os crescentes casos de homofobia no Brasil e no Rio Grande do Norte.
Os casos de homofobia são crescentes, a cada 28 horas um LGBT é brutalmente assassinado, no Brasil. O estado do Rio Grande do Norte é considerado um dos que mais matam ou coíbem a existência de LGBTTs no país e o primeiro do Nordeste. Os números de homofobia e transfobia somente não superam os dos estados de Mato Grosso e Roraima. Enquanto que no RN são registrados 4,45 assassinatos de LGBT a cada milhão de habitantes, acontecem 4,71 mortes no estado mato-grossense. Os dados são do último levantamento realizado pelo portal Brasil Post, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Grupo Gay da Bahia (GGB).
De acordo com levantamento realizado pela (ONG) Transgender Europe, o Brasil é considerado o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. A pesquisa registrou 604 mortes de transgêneros brasileiros, entre 2008 e 2015, o que representa quase 50% de todos os óbitos de transexuais em todo o planeta.
Este monólogo é fruto destas reflexões e inquietações em que mergulhou a equipe do projeto, composta por profissionais de dança, teatro, música, literatura, sociologia, chegando a reflexões que consideramos urgentemente necessárias de serem levadas à cena.
João é você, sou eu e a esperança de não ter medo de existir, apesar de tudo. É reaprender como criança, em meio a tanta dor, tentando se aproximar da liberdade e resistência dos pássaros (que são os únicos descendentes dos dinossauros) e compartilhar reflexões tão latentes e urgentes em nós.
Além da relevância de se investir em uma produção feita colaborativamente levando à cena uma temática LGBTT tão urgente para estes dias onde o ódio tem se apresentado de maneira tão violenta entre nós, destaca-se, também, a equipe composta por mais de dez profissionais da cidade:
O espetáculo será encenado pelo ator e poeta Thiago Medeiros - dez anos de experiência teatral (atuação, direção, dramaturgia), "João" é o décimo sétimo trabalho de Thiago com teatro. Direção geral realizada pela bailarina Ana Cláudia Viana, mestre em artes cênicas pela UFRN, vasta experiência com direção de movimento e artística, preparação corporal; atualmente, além de bailarina-criadora em seu grupo "Nammu" é gestora do espaço a3; e pela atriz e cineasta, Marcia Lohss.
A dramaturgia é construída pelos poetas Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros, que assinam além desta, mais três peças no currículo do grupo (Para Eu Parar de Me Doer" e "Memórias do Alecrim"). Preparação vocal e trilha sonora é feita pela cantora e compositora Simona Talma, 6 discos gravados (solos e projetos paralelos), trilhas e participações.
A gestação da pesquisa do "João ou Eu Só queria ver os Pássaros" foi orientada pelo sociólogo Marcos Mariano - (Tirésias - Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos/UFRN). O ator do espetáculo, juntamente com sua irmã integram parte das pesquisas de TCC e de Mestrado do sociólogo.
Ao todo, são mais de dez profissionais envolvidos que vem construindo colaborativamente, acreditando na partilha de conhecimento e de afeto, todos nós acreditamos que “João ou Eu Só queria ver os Pássaros” é um espetáculo importante e relevante para a cena cultural e você?
SOBRE VOAR COM A GENTE:
E agora, chegamos ao momento de finalizar nosso espetáculo que foi aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Natal - 2015, mesmo assim, o valor do investimento que recebemos é insuficiente para que o espetáculo “João ou Eu Só queria ver os Pássaros” seja finalizado.
Te convidamos a colaborar diretamente para que isso aconteça, com qualquer quantia abaixo, você colabora no financiamento de parte da iluminação, cenário, figurino, audiovisual, designer gráfico e espaço cênico, que é o que o grupo necessita para estrear este novo espetáculo.
Que fará uma temporada de quatro apresentações, no Espaço A3, localizado no bairro da Ribeira, na Cidade do Natal/RN, com estreia prevista para 17 de novembro de 2016 e todas as apresentações da primeira temporada serão gratuitas!
Te convidamos neste momento para colaborar com nosso voo, vem?!
RECOMPENSAS DE APOIO:
APOIANDO COM 10,00 (ou mais):
Você ganha um patche work disponível em três estamparias poéticas, você pode escolher a sua:
"eu não gosto de morar longe de você...", "arde muito ser vela nesse mundo eletrificado", "toda tarde de chuva tem uma mãe coando café dentro da gente..."
dos poetas potiguares:Renata Marques, Michelle Ferret e Thiago Medeiros + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
*Você pode adquirir o seu em qualquer apresentação do espetáculo.
APOIANDO COM 20,00 (ou mais):
Você receberá, em sua casa, um poema feito à próprio punho pelos poetas-dramaturgos do espetáculo Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
APOIANDO COM 25,00 (ou mais):
Você recebe um cd autografado "a moça mais vagal que há" da cantora e compositora Simona Talma, você pode receber em qualquer apresentação do nosso espetáculo + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
APOIANDO COM 40,00 (OU MAIS):
Você recebe uma camiseta com a arte gráfica do grupo ou do espetáculo (à sua escolha) nos tamanhos P, M e G + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
APOIANDO COM 50,00 (OU MAIS):
Você recebe em sua casa: três fotos do nosso espetáculo, um patche work com a arte gráfica do nosso espetáculo, um poema escrito à próprio punho por um dos poetas Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros.
APOIANDO COM 60,00 (OU MAIS):
Você receberá um kit poético contendo uma eco bag, um patche work, um adesivo com a arte do nosso espetáculo e uma foto do nosso espetáculo + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
APOIANDO COM 100,00 (OU MAIS):
Você poderá participar de um ensaio exclusivo da peça + um café da tarde para conversar com a equipe do grupo, no espaço A3 (Ribeira, Natal), antes da estréia do espetáculo + uma camiseta com a arte gráfica do espetáculo + três poemas exclusivos dos poetas Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros (um poema de cada) + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do Grupo Para Eu Parar de Me Doer.
* Disponível para dez colaboradores.
APOIANDO COM 200,00 (OU MAIS):
Oficina de teatro e poesia, com carga horária de 12 horas, divididas em 4 encontros de 3 horas cada, em local e data a confirmar com a produção do projeto, com o ator da peça Thiago Medeiros e a poeta - dramaturga do espetáculo Michelle Ferret + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
* A oficina só poderá ser realizada em datas que não conflitem com as agendas dos oficineiros;
* O agendamento para datas da oficina é válido por 6 meses;
* valido apenas para Natal. Para outras localidades, os custos de viagem (transporte, alimentação, hospedagem) ficam a cargo do colaborador-contratante, para saber datas ou mais informações: thiagomedeiros.natal@gmail.com
APOIANDO COM 600,00 (OU MAIS):
Você terá a chance de ter a cantora e compositora Simona Talma em um pocket show acústico na sua casa ou salão de festas + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
* Duração de 40 minutos, particular para 30 pessoas.
* a banda só poderá fazer o show em dias que não conflitem com as datas já agendadas de seus compromissos;
* O agendamento para datas do show é válido por um ano;
* valido apenas para Natal. Para outras localidades, os custos de viagem (transporte, alimentação, translado, hospedagem) ficam a cargo do colaborador-contratante, para saber datas ou mais informações: simonatalma@hotmail.com
APOIANDO COM 1.500,00 (OU MAIS):
Você terá uma apresentação exclusiva do espetáculo "João ou Eu Só queria ver os Pássaros" em um espaço cênico para você e seus convidados + café-diálogo com parte da equipe do espetáculo + um kit do nosso espetáculo com (um patche work, um adesivo e uma foto) para cada um + seu nome nos agradecimentos da equipe, na fan page do grupo Para Eu Parar de Me Doer.
* Duração de 40 minutos, particular para 30 pessoas.
* O grupo só poderá realizar o espetáculo em dias que não conflitem com as datas já agendadas de seus compromissos;
* O agendamento para o espetáculo é válido por seis meses;
* válido apenas para Natal. Para outras localidades, os custos de viagem (transporte, alimentação, translado, hospedagem) ficam a cargo do colaborador-contratante, para saber datas ou mais informações: thiagomedeiros.natal@gmail.com
João ou Eu Só queria ver os Pássaros
| ficha técnica |
Realização: Para Eu Parar de Me Doer - Grupo de Teatro
Intérprete-criador: Thiago Medeiros
Direção: Ana Cláudia Viana e Marcia Lohss
Dramaturgia: Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros
Preparação vocal e trilha sonora: Simona Talma
Audiovisual: Johann Jean
Iluminação: David Costa
Assessoria de imprensa: Michelle Ferret e Maluz Medeiros
Coordenação pedagógica: Marcos Mariano
Produção: Rosana Santos, Rosane Félix, Thiago Medeiros