CUFA e Frente Nacional Antirracista lançam campanha Favelas com Yanomamis, que visa construir dois polos de saúde em regiões destes povos, em RoraimaCampanha tem como meta arrecadar R$ 3 milhões e será lançada neste dia 26, em entrevista coletiva. Previsão de lançamento da Pedra Fundamental é 1º de março
Convocada pela CUFA Roraima, que já atua na região há mais de 10 anos, uma missão capitaneada pela Central Única das Favelas (CUFA) e pela Frente Nacional Antirracista, composta pelo fundador da instituição e CEO da Favela Holding Celso Athayde, o presidente da CUFA Preto Zezé, a paraibana e copresidenta da instituição Kalyne Lima, o baiano diretor nacional da logística Marcio Lima chegaram à capital do estado, Boa Vista, no dia 24 de janeiro.
Ao visitar Surucucu, região importante de muita concentração de Yanomamis, a comitiva decidiu lançar a campanha Favelas com Yanomamis. A motivação da campanha foi o diagnóstico que além da fome, outro grande problema enfrentado pela região é falta de acesso à saúde, já que esses povos se encontram a mais de 1 hora de avião da capital Boa Vista.
Com isso, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista pretendem construir dois polos de saúde, um em Surucucu, outro em local a definir, a fim de atender a população Yanomami e outros indígenas que não conseguem ter acesso aos centros hospitalares da capital, mobilizando parceiros e a sociedade civil com o objetivo de arrecadar R$ 3 milhões na campanha.